Produto

Em dois anos, Pulse turbina participação da Fiat entre os SUVs

Modelo superou 103 mil licenciamentos desde outubro de 2021

Ele ainda está bem atrás dos SUVs compactos que mais vendem, é verdade. Mas, ainda assim, é inegável a importância — e o acerto — do Pulse para as vendas e a estratégia comercial e de imagem da Fiat no Brasil.

O modelo foi o primeiro representante da marca no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno e, por conta disso, fundamental para quem deseja aparecer no topo do ranking de participação de mercado.

A Fiat encerrou 2023 na ponta mais uma vez, com 22% de participação e 475 mil licenciamentos. Mais de 18% do total de automóveis e comerciais leves vendidos, 86,2 mil unidades, foram SUVs: 45,8 mil do Pulse e 40,4 mil do Fastback, lançado um ano depois.

O segmento, assim, já é o segundo maior em volume de vendas da Fiat, perdendo apenas para o de picapes, que representou 36% do total de licenciamentos.

Não é pouco, absolutamente. Afinal, a marca alcançou no ano passado a condição de terceira mais vendida do segmento, com 11% de participação. Isso em pouco mais de dois anos apenas.

Contabilizados todos os licenciamentos desde que chegou ao mercado, em outubro de 2021, até dezembro último, o Pulse já ultrapassou 103 mil unidades vendidas. O irmão mais novo Fastback parece que seguirá trilha semelhante, já que superou 50 mil emplacamentos em apenas 15 meses.

Se a chegada do Fastback foi claramente positiva para a expansão da Fiat entre os SUVs, para o Pulse, em particular, talvez tenha representado uma representativa canibalização.

Em 2022, seu primeiro ano completo de vendas e com somente três meses do Fastback nas lojas, o modelo teve 50,5 mil emplacamentos e apareceu como o 6º SUV mais vendido do País.

Já em 2023, ficou somente na 9ª colocação, com os licenciamentos encolhendo praticamente 10% ante o ano anterior, enquanto o segmento avançou 13%, acima da média do mercado total. Na soma de Pulse e Fastback, porém, a Fiat vendeu 43% a mais na mesma comparação.

LEIA MAIS

→ Com folga, Fiat confirma terceiro ano consecutivo na liderança

→ Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs

Caso realmente a Fiat deseje, colocar o Pulse em posição mais elevada no ranking exigirá esforços comerciais e de marketing redobrados. Os principais concorrentes diretos venderam bem mais no ano passado, caso do líder Volkwagen T-Cross, com 72,4 mil licenciamentos, Chevrolet Tracker (66,6) e do Hyundai Creta (65,8 mil).

Fabricado em Betim, MG, o Pulse é exportado para outros doze países da América Latina e teve a honra de, alé de ser o primeiro SUV, da marca estrear o motor nacional turbo 200 flex, hoje presente em boa parte dos produtos Fiat fabricados aqui, assim como também em modelos nacionais da Citroën e Peugeot.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Mercedes-Benz contabiliza R$ 300 milhões ainda não pagos de entregas de ônibus elétricos

Conta envolve 175 unidades do eO500U fornecidos ao município de São Paulo no ano passado

% dias atrás

Anfavea cria diretoria Tributária e de Comércio Exterior

Ex-General Motors, Andrea Serra assume o cargo recém-criado por Igor Calvet

% dias atrás

Sistema da Horse transformará veículos elétricos em híbridos

Exibida no Salão de Xangai, tecnologia deve começar a ser oferecida comercialmente em três anos

% dias atrás

Na Agrishow, Toyota Hilux movida a biometano

Ainda um protótipo, modelo será o principal destaque da marca na feira do interior paulista

% dias atrás

Brasil terá mais 25 híbridos-flex até 2027, revela a Bosch

O CEO e presidente da empresa na América Latina, Gastón Diaz Perez, participou do 5º…

% dias atrás

Bosch vai expandir rede de oficinas de leves no Brasil em 60%

Empresa está iniciando processo de credenciamento de pontos para atender carros elétricos

% dias atrás