Ainda sem subsegmentação por parte da Fenabrave, o segmento de SUV domina hoje o mercado brasileiro e é o mais disputados em número de modelos, sejam nacionais ou importados.
Isso ocorre justamente porque a entidade que representa os concessionários, ao contrário do que faz com hatches e sedãs, não subdivide os SUVS entre compactos, pequenos, médios e grandes. Coloca tudo numa cesta só, trazendo o VW T-Cross como líder em 2023, com 72,4 mil emplacamentos.
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As marcas, contudo, trabalham seus modelos pela subsegmentação e, nesse contexto, a Jeep divulgou nesta segunda-feira, 22, que o Compass segue líder entre os SUVs médios, com 59,1 mil licenciamentos no ano.
“Mesmo com a chegada de novos concorrentes, mantívemos essa posição pelo sétimo ano consecutivo, respondendo por 40% das vendas totais de SUVs médios”, destaca comunicado da Stellantis.
Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul, diz que o Compass, que oferece tração 4×4, é um fenômeno de vendas, mantendo vantagem expressiva sobre seus concorrentes:
“É um modelo moderno, com muita tecnologia e toda a capacidade off-road que só a Jeep tem. Tenho certeza que em 2024 ele seguirá sua incrível história de sucesso, estamos trabalhando muito para isso!”.
Os demais concorrentes do subsegmento de SUVs médios são o Toyota Corolla Cross, que emplacou 42 mil unidades no ano passado, e o VW Taos, que vem da Argentina, com quase 16 mil unidades comercializadas. O chinês GWM Haval H6 aparece na quarta colocação, com 10,7 mil licenciamentos.
Ao longo de sua história o Compass já acumulou mais de 425 mil unidades vendidas no Brasil. Produzido na fábrica pernambucana de Goiana, foi o segundo modelo da linha Jeep no País, logo após o Renegade.
Foto: Divulgação/Stellantis
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