A Volvo revela nova gama de caminhões pesados rodoviário com os FH Aero. Com o intuito de entregar um veículo mais eficaz do ponto de vista energético e alinhada com compromisso de reduzir emissão de carbono, a fabricante aprimorou a cabine do tradicional modelo com recursos aerodinâmicos, além de adotar novas tecnologias.
O projeto aumentou a frente da cabine em 24 centímetros, que de acordo com a fabricante, permitiu criar um modelo mais eficiente em relação ao arrasto aerodinâmico. A Volvo promete uma economia de até 5% no consumo com o FH Aero, a depender das condições de estrada, clima, peso e habilidade do motorista.
LEIA MAIS
→Reiter Log inicia operações com caminhões elétricos pesados da Volvo
→Volvo aumenta autonomia dos elétricos FL e FE
O FH Aero também recebeu um sistema de câmeras, que aproveita para substituir os espelhos retrovisores externos e ampliar a visão para o reboque nas curvas. A tecnologia I-See, recurso que faz a leitura antecipada da topografia da estrada, foi aperfeiçoada para permitir mais tempo de condução em modo de cruzeiro. Na prática, possibilita menor consumo e trocas de marchas mais adequadas a cada trecho.
Para mais conveniência e conforto, a Volvo atualizou o sistema de infoentretenimento com possiblidade de personalizar de acordo necessidades individuais. Também o sistema de áudio ganhou seis alto-falante e novo amplificador. Recebeu ainda forno micro-ondas e tomadas USB do tipo C.
O FH Aero estará disponível em versões convencional a diesel, a gás e 100% elétrica, além do FH16 Aero, que passa a ter motor de 780 cv. Os lançamentos serão feitos gradualmente ao longo de 2024 e 2025 para os mercados da Europa, Ásia, África e Austrália.
Foto: Volvo/Divulgação