Após o anúncio feito em novembro de ampliação do plano de investimento no Brasil para R$ 2,8 bilhões de 2023 a 2025, a Nissan intensifica processo de modernização da fábrica de Resende, RJ, que já neste ano começa a ser preparada para receber novos modelos a partir de 2025.
O primeiro será o novo Kicks e na sequência virá outro SUV, de porte ainda não revelado pela montadora. A novidade fabril neste início de ano é a instalação de oito novos robôs nas áreas da Pintura e do Plástico, que passaram a somar esforços com os operadores e tecnologias já existentes na planta da marca japonesa no sul-fluminense.
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Quatro dos oito robôs, que estão operando na primeira estação automática instalada fora da cabine da pintura, são responsáveis pela proteção inferior das carrocerias.
“Em uma dança ordenada e precisa, eles aplicam automaticamente a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis do SUV Kicks”, informa comunicado divulgado nesta terça-feira, 30, pela Nissan.
Com eles houve uma redução dos tempos desta etapa do processo e uma utilização mais eficiente dos materiais. Passam pela nova estação, atualmente, 360 carrocerias por dia ou 22 por hora.
A área de pintura passou a abrigar total de 16 robôs, sendo que os outros 12 são responsáveis por dar cor e personalidade a todas as carrocerias que passam pela linha de produção em Resende.
Reforços no prédio do Plástico
No prédio do Plástico, a cabine da pintura dos para-choques conta com quatro novos rôbos, responsáveis pela aplicação da base da pintura, sendo que dois realizam a ‘primeira demão’ e os outros dois a ‘segunda’.
Com esses reforços, o processo relativo aos para-choques passou a ser 100% automatizado, uma vez que a aplicação do verniz já era feita por outros dois robôs. “A inovação trouxe mais agilidade, qualidade e eficiência para esta etapa da produção”, destaca a Nissan.
O Complexo Industrial de Resende conta agora com total de 113 robôs funcionando diariamente em sua linha de montagem, que se somam aos quase 160 AGVs, pequenos robôs autoguiados, numa interação perfeita com o time de funcionários da fábrica.
A Nissan ampliou vendas no Brasil em 35% no ano passado, índice mais de três vezes superior ao da média do mercado de veículos leves que foi de 9,7%. Conforme dados da Fenabravem, a marca fechou 2023 com 72.548 emplacamentos, ante os 53.665 de 2022. Sua participação passou de 2,7% para 3,3%.
Foto: Divulgação/Nissan