Encontro reuniu representantes das áreas de resgate, trânsito e de manutenção de empresas transportadoras de passageiros
Ainda que incipiente, a eletromobilidade urbana é uma nova realidade e, consequentemente, impõe treinamento adequado para enfrentar os riscos específicos de veículos dotados de sistemas elétricos de alta tensão.
Uma recente inciativa da Mercedes-Benz compartilhou o tema com agentes públicos e privados que mais cedo ou mais tarde terão de responder uma eventual ocorrência.
Workshop promovido pela Mercedes-Benz na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, SAMU e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas transportadoras e profissionais do ambulatório da própria fabricante.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz inicia as primeiras entregas de 50 ônibus elétricos eO500U
→Mercedes-Benz avança em eletromobilidade
Sobre o eO500U, ônibus 100% elétrico responsável pela estreia da Mercedes-Benz na eletromobilidade no País, os participantes tiveram oportunidade de conferir apresentação técnica pelo ponto de vista da segurança. Casos como abrir o veículo de maneira rápida e adequada, bem como técnicas de combate a incêndio.
“O objetivo do workshop foi compartilhar experiências, informações e boas práticas que envolvem segurança do sistema elétrico do veículo, operação sob alta tensão, baterias e riscos inerentes às operações com veículos elétricos em geral, afinal, esta é uma novidade para todos nós”, resumiu Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O executivo pondera que o eO500U é o produto mais seguro possível em relação ao sistema elétrico e às baterias, já adequado à mais recente regulamentação europeia de homologação de veículos elétricos (ECE R-100), superior à exigida no Brasil.
“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha com foco em todo o ecossistema da eletromobilidade no País e esse workshop de segurança tem tudo a ver com esse compromisso. Buscamos apoiar todos os players do setor, visando uma transição para veículos elétricos eficiente e segura”, observa o vice-presidente.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.