Das três líderes do mercado automotivo brasileiro, duas iniciaram o ano com crescimento em vendas. No topo do ranking das marcas, a Fiat emplacou 30,8 mil unidades em janeiro, alta de 7,9% sobre os 28,6 mil licenciamentos de idêntico mês de 2023.

A Volkswagen, que no início do ano passado estava em terceiro lugar e atualmente é a vice-líder, totalizou venda de 22,3 mil unidades no primeiro mês deste ano, expansão de 11,4% no comparativo interanual.

Já a General Motors amarga números bem negativos. Suas vendas caíram de 22,7 mil para 18,9 mil unidades, recuo de 16,6%. Sua participação no mercado de veículos leves teve baixa expressiva de 5 pontos porcentuais. Foi reduzida de 17,4% há um ano para 12,4% neste início de 2024.

LEIA MAIS

GM paralisará produção em Gravataí por duas semanas

Rumo aos 100 anos, GM não define rumo no Brasil

Em janeiro, venda supera 152 mil carros e comerciais leves

Como o mercado total de veículos leves teve expansão interanual acima de 16%, Fiat e VW – por terem registrado evoluções em índices inferiores – também perderam participação em janeiro. Mas não de forma tão acentuada como aconteceu com a marca Chevrolet.

A fatia da marca italiana caiu de 21,9% no primeiro mês de 2023 para 20,2% este ano e a da alemã de 15,4% para 14,6%.

Importante lembrar que a GM anunciou semana passada novo aporte de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, mas segue sem revelar projetos relativos a carros híbridos no País, o que tem gerado insatisfação na sua rede de concessionários.

Além de perder participação neste início de ano, a montadora estadunidense anuncia férias coletivas este mês em Gravataí, RS, onde mantém a linha do Onix, seu carro-chefe no mercado brasileiro.

Mais um motivo de preocupação na rede por indicar possibilidade de redução ainda maior de participação da Chevrolet neste mês de fevereiro.

Segundo concessionários da marca, a GM errou no posicionamento de preço da picape Montana, o que tem provocado demanda pelo modelo bem aquém do que esperavam a montadora e a própria rede.

Enquanto a Fiat Strada foi líder no ano passado no mercado de leves e seguiu em primeiro lugar em janeiro, a Montana fechou 2023 na quinta colocação no ranking das picapes mais vendidas no Brasil.

No acumulado do ano passado, o modelo da Chevrolet emplacou apenas 30 mil unidades, ante mais de 120 mil da Strada. Entre elas estão a Fiat Toro (51,3 mil unidades), VW Saveiro 46,6 mil) e a Toyota Hiluz (46,2 mil).


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!