Ante altas de 7,9% da Fiat e de 11,4% da VW, a Chevrolet recuou 16,6% e sua fatia de mercado baixou de 17,4% para apenas 12,4%
Das três líderes do mercado automotivo brasileiro, duas iniciaram o ano com crescimento em vendas. No topo do ranking das marcas, a Fiat emplacou 30,8 mil unidades em janeiro, alta de 7,9% sobre os 28,6 mil licenciamentos de idêntico mês de 2023.
A Volkswagen, que no início do ano passado estava em terceiro lugar e atualmente é a vice-líder, totalizou venda de 22,3 mil unidades no primeiro mês deste ano, expansão de 11,4% no comparativo interanual.
Já a General Motors amarga números bem negativos. Suas vendas caíram de 22,7 mil para 18,9 mil unidades, recuo de 16,6%. Sua participação no mercado de veículos leves teve baixa expressiva de 5 pontos porcentuais. Foi reduzida de 17,4% há um ano para 12,4% neste início de 2024.
LEIA MAIS
→GM paralisará produção em Gravataí por duas semanas
→Rumo aos 100 anos, GM não define rumo no Brasil
→Em janeiro, venda supera 152 mil carros e comerciais leves
Como o mercado total de veículos leves teve expansão interanual acima de 16%, Fiat e VW – por terem registrado evoluções em índices inferiores – também perderam participação em janeiro. Mas não de forma tão acentuada como aconteceu com a marca Chevrolet.
A fatia da marca italiana caiu de 21,9% no primeiro mês de 2023 para 20,2% este ano e a da alemã de 15,4% para 14,6%.
Importante lembrar que a GM anunciou semana passada novo aporte de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, mas segue sem revelar projetos relativos a carros híbridos no País, o que tem gerado insatisfação na sua rede de concessionários.
Além de perder participação neste início de ano, a montadora estadunidense anuncia férias coletivas este mês em Gravataí, RS, onde mantém a linha do Onix, seu carro-chefe no mercado brasileiro.
Mais um motivo de preocupação na rede por indicar possibilidade de redução ainda maior de participação da Chevrolet neste mês de fevereiro.
Segundo concessionários da marca, a GM errou no posicionamento de preço da picape Montana, o que tem provocado demanda pelo modelo bem aquém do que esperavam a montadora e a própria rede.
Enquanto a Fiat Strada foi líder no ano passado no mercado de leves e seguiu em primeiro lugar em janeiro, a Montana fechou 2023 na quinta colocação no ranking das picapes mais vendidas no Brasil.
No acumulado do ano passado, o modelo da Chevrolet emplacou apenas 30 mil unidades, ante mais de 120 mil da Strada. Entre elas estão a Fiat Toro (51,3 mil unidades), VW Saveiro 46,6 mil) e a Toyota Hiluz (46,2 mil).
Participação em feiras e rodadas de negócios geraram 6,5 mil contratos, com expectativa de vendas…
Entre os materiais que substituem derivados de petróleo, casca de arroz e óleo de soja
Total chega a 8.010, com a abertura de 136 revendas de carros e 229 de…
Executivo acumulará também o cargo de CFO
Aquisição no valor de US$ 526 milhões se estende para Europa, América do Norte e…
Arcelio Júnior reconhece interesse do governo pelo programa, mas não arrisca palpite sobre data para…