Mercado

Eletrificados responderam por 8% das vendas de janeiro

Modelos a bateria somaram 4,4 mil unidades e BYD já apareceu como décima marca mais vendida no País

As vendas de veículos eletrificados ultrapassaram 12 mil licenciamentos em janeiro. O resultado representa praticamente 8% do total de automóveis e comerciais leves negociados no mês passado, que ultrapassou 152 mil.

Do universo de eletrificados, mais da metade dos licenciamentos se deveu a modelos híbridos — 7,7 mil unidades —, enquanto os movidos integralmente a eletricidade somaram quase 4,4 mil emplacamentos.

Os plug-in lideraram entre os veículos híbridos, com 3,8 mil unidades, seguidos do híbridos convencionais, 2,6 mil, e pelos híbridos leves, que somaram apenas 1,2 mil veículos.

O desempenho dos eletrificados no Brasil dependeu, sobretudo, das vendas da Toyota, que dispõe de modelos nacionais híbridos, e das chinesas BYD e GWM, ainda importadoras, mas que iniciarão produção local até o fim deste ano.

A líder entre as três — e também do mercado de eletrificados, portanto —  é a BYD, que vendeu 4,3 mil veículos em janeiro, tendo a GWM na segunda colocação, com 2,3 mil unidades, e depois a Toyota, com 1,6 mil. Juntas, as três marcas responderam por 68% dos veículos dotados de novas energias.

Fonte: Cavalcante Consultores

Novamente o Dolphin, líder em 2023, apareceu à frente dos licenciamentos de modelos movidos exclusivamente a bateria. O compacto da BYD ultrapassou 1,8 mil unidades, quase três vezes mais do que seu concorrente mais direto, o também importado GWM Ora, que alcançou somente 700 unidades emplacadas.

Somando os emplacamentos do Dolphin e de outros cinco modelos, todos trazidos da China, a BYD alcançou 2,8 mil licenciamentos se garantiu na ponta do segmento de veículos 100% elétricos, novamente à frente da GWM  (700 veículos) e da Volvo, que negociou 275 automóveis.

Mais ainda: foi a 10ª marca mais vendida do mercado total, com 2,8% de participação, incluindo veículos a combustão, híbridos e elétricos. Para chegar pela primeira vez nessa posição, a BYD suplantou marcastradicionais e com rede de revendas muito mais amplas, como Ford, Peugeot e Caoa Chery.

LEIA MAIS

→ Com eletrificados no pacote, VW amplia investimento em mais R$ 9 bilhões

→ Carro elétrico ou híbrido não é mais um tema ambiental. Virou mercadológico.

A GWM, por outro lado, ficou à frente nos híbridos, com mais de 1,6 mil emplacamentos do SUV Haval 6, que superou por meras 80 unidades o BYD Song Plus. O nacional Corolla Cross foi o terceiro híbrido mais vendido, com quase 1 mil unidades.

A marca que está liderando as vendas de híbridos é a GWM com 1.619 unidades, seguida pela Toyota com 1.592 e fecha o pódio a BYD com 1.520.

Em janeiro a GWM emplacou uma unidade do TANK 300, o modelo já havia sido flagrado em testes, mas ainda não tinha nenhum registro de emplacamento, não existe informações oficiais se ele será importado ou produzido no Brasil.


ªª

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás