O atual vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen da América do Sul, Thomas Owsianski, terá uma nova função dentro da montadora alemã. O grupo designou o executivo, afirma a imprensa europeia, para liderar as vendas da marca na Europa, região onde liderou as vendas em 2023 com cerca de 1,36 milhão de unidades negociadas, 10,6% do mercado regional.
Owsianski deve assumir oficialmente suas novas atribuições em 1º de abril no lugar de Manfred Kantner, nomeado chefe de marketing de produto. Procurada por AutoIndústria, a Volkswagen disse que comentará a informação da alteração na cúpula sul-americana.
Ainda na semana passada, ele participou das solenidades de anúncio do novo ciclo de investimento da montadora no Brasil e que envolveu até mesmo a visita do presidente Lula à fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, SP, na sexta-feira, 2.
Em seu perfil numa rede social, o executivo alemão comemorou: “Anunciamos incríveis de R$ 16 bilhões na Região América do Sul e a chegada de 16 novos modelos até 2028. Estamos redefinindo o futuro da nossa marca com veículos híbridos, elétricos e total flex, novo motor e nova plataforma”.
Pois serão os elétricos também uma das principais preocupações — ou a maior — de Owsianski na Europa. Segundo a publicação especializada a Automotive News Europe, caberá a ele a consolidação de modelo de comercialização de vendas diretas no varejo dos veículos elétricos.
Por meio desse mecanismo, a montadora, que já adotou a fórmula na Alemanha, fatura o automóvel diretamente ao cliente final e repassa ao concessionário um valor fixo por cada carro negociado.
Outra missão imediata do economista por formação é estancar a queda das vendas da linha de elétricos, fenômeno que, na verdade, afeta todas as montadoras e marcas na região.
LEIA MAIS
→ Com eletrificados no pacote, VW amplia investimento em mais R$ 9 bilhões
→ Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs
Por conta do recuo dos principais mercados europeus, n ano passado a Volkswagen interrompeu ou diminuiu a produção algumas veze em suas plantas de Zwickau e Emden, de onde saem todos os modelos da família ID e elétricos de outras marcas do grupo. Mais recentemente, lançou versões mais baratas desses modelos em alguns mercados.
Com passagens por outras montadoras, como Ford e GM, Owsianski ingressou no Grupo Volkswagen em 2012 para comandar o marketing da marca Skoda.
Na América do Sul, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing em 2016, posição que deixou dois anosdepois para assumir a operação da Audi na China, antes de retornar como presidente da Volkwagen Argentina em 2019.
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024