Executivo deve iniciar na nova função em abril
O atual vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen da América do Sul, Thomas Owsianski, terá uma nova função dentro da montadora alemã. O grupo designou o executivo, afirma a imprensa europeia, para liderar as vendas da marca na Europa, região onde liderou as vendas em 2023 com cerca de 1,36 milhão de unidades negociadas, 10,6% do mercado regional.
Owsianski deve assumir oficialmente suas novas atribuições em 1º de abril no lugar de Manfred Kantner, nomeado chefe de marketing de produto. Procurada por AutoIndústria, a Volkswagen disse que comentará a informação da alteração na cúpula sul-americana.
Ainda na semana passada, ele participou das solenidades de anúncio do novo ciclo de investimento da montadora no Brasil e que envolveu até mesmo a visita do presidente Lula à fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, SP, na sexta-feira, 2.
Em seu perfil numa rede social, o executivo alemão comemorou: “Anunciamos incríveis de R$ 16 bilhões na Região América do Sul e a chegada de 16 novos modelos até 2028. Estamos redefinindo o futuro da nossa marca com veículos híbridos, elétricos e total flex, novo motor e nova plataforma”.
Pois serão os elétricos também uma das principais preocupações — ou a maior — de Owsianski na Europa. Segundo a publicação especializada a Automotive News Europe, caberá a ele a consolidação de modelo de comercialização de vendas diretas no varejo dos veículos elétricos.
Por meio desse mecanismo, a montadora, que já adotou a fórmula na Alemanha, fatura o automóvel diretamente ao cliente final e repassa ao concessionário um valor fixo por cada carro negociado.
Outra missão imediata do economista por formação é estancar a queda das vendas da linha de elétricos, fenômeno que, na verdade, afeta todas as montadoras e marcas na região.
LEIA MAIS
→ Com eletrificados no pacote, VW amplia investimento em mais R$ 9 bilhões
→ Com T-Cross, Volkswagen faz “barba e cabelo” em SUVs
Por conta do recuo dos principais mercados europeus, n ano passado a Volkswagen interrompeu ou diminuiu a produção algumas veze em suas plantas de Zwickau e Emden, de onde saem todos os modelos da família ID e elétricos de outras marcas do grupo. Mais recentemente, lançou versões mais baratas desses modelos em alguns mercados.
Com passagens por outras montadoras, como Ford e GM, Owsianski ingressou no Grupo Volkswagen em 2012 para comandar o marketing da marca Skoda.
Na América do Sul, assumiu a vice-presidência de vendas e marketing em 2016, posição que deixou dois anosdepois para assumir a operação da Audi na China, antes de retornar como presidente da Volkwagen Argentina em 2019.
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027