Ainda, ao lado dos preços dos veículos, o maior “calcanhar de Aquiles” dos elétricos no Brasil, a infraestrutura de carregamento vai, passo a passo, ganhando importantes reforços com o surgimento de novos pontos de abastecimento, sobretudo nos maiores centros urbanos.
Exemplo recente desse movimento é o primeiro grande investimento direto da Enel X, divisão da Enel Energia, em hub de recargas na
cidade de São Paulo, principal mercado de veículos do País. Esta semana a empresa inaugurou a estrutura em estacionamento do Shopping SP Market, na Zona Sul da capital paulista.
Em 230 metros quadrados, poderão ser carregados simultaneamente até 20 veículos. Essa espécie de eletroposto de 195 kW de potência instalada tem carregadores de recargas lentas e rápidas, capazes de completar a carga de um automóvel em apenas 30 minutos.
Inicialmente, até o fim deste mês, será cobrada uma tarifa promocional de R 1,50 por kW para carga lenta e de R$ 1,80 nos dequipamentos de carga rápida. A partir de março, os valores sobem, respectivamente, para R$ 1,80 e R$ 2,30 por kW. Pelo aplicativo Zletric, o consumidor poderá pagar a energia consumida, além de visualizar a disponibilidade dos carregadores e planejar a rota até o hub.
LEIA MAIS
→ BYD e Raízen ampliarão rede de recarga elétrica no Brasil
→ Raízen compra rede de recarga da Tupinambá
→ Volvo Car investe R$ 50 milhões em 73 eletropostos
Francisco Scroffa, diretor geral da Enel X, não revela o valor investido no eletroposto, mas admite que a empresa já estuda a instalação de outras unidades semelhantes na cidade e em todas as regiões onde está presente. Alguns delas serão abertas ainda este ano.
Em 2023, além de fornecer 6 mil carregados residênciais, a empresa instalou mais de 500 carregadores públicos e semipúblicos em estradas, postos de combustíveis, áreas comerciais, industriais e residenciais, mas em parceria com montadoras, concessionárias e redes de estacionamentos. São unidades de 7 kW AC até 350 kW DC.
Foto: Divulgação