Empresa

Grupo Renault voltou ao azul

Em 2023, lucro líquido foi de € 2,3 bilhões, com faturamento de € 52,4 bilhões

Para o Grupo Renault, a quarta-feira passou longe do chamado dia de cinzas. Ao contrário, não faltaram comemorações para os resultados de 2023, divulgados neste 14 de fevereiro. A montadora está de volta ao azul, com lucro líquido de € 2,3 bilhões, crescimento de € 3 bilhões ante o ano anterior.

Na verdade, todos os indicadores financeiros tiveram forte evolução na comparação com 2022 e foram qualificados como “históricos” pelo próprio conglomerado automotivo francês.  O faturamento chegou a € 52,4 bilhões, 13,1% acima do ano anterior, e as receitas automotivas responderam por € 48,1 bilhões, 11,7% maiores.

Já a margem operacional exclusiva do segmento de veículos alcançou novo recorde de de € 3,1 bilhões, ou 6,3% das receitas e 3 pontos acima de 2022, com aumento de € 1,6bilhões.

“Nossos fundamentos nunca foram tão fortes e não vamos parar por aí. Em 2024, nos beneficiaremos de um número sem precedentes de lançamentos de veículos e continuaremos a otimizar a nossa estrutura de custos e nossa estratégia de veículos elétricos e software”,  afirma o CEO Luca de Meo.

Dez lançamentos em 2024

O Grupo Renault credita os resultados positivos em boa medida à renovação da gama, vista como bem sucedida. A empresa negociou 2,23 milhões de veículos em todo o mundo em 2023, 9% a mais do que no ano anterior, considerando produtos Renault, Dacia e Alpine. Destaque para o desempenho 18,6% superior na Europa, onde o mercado cresceu 13,9% na média

Para 2024, estão previstos 10 lançamentos de produtos para impulsionar as vendas ao mesmo tempo que a empresa pretende acelerar as reduções de custos e alcançar margem operacional de pelo menos de 7,5% para todo o grupo.

LEIA MAIS

→ Grupo Renault cancela IPO da Ampere

→ Renault quer produzir elétrico com 50% do custo até 2027

Do total de lançamentos, sete são da marca Renault, como os elétricos Scenic E-Tech e Renault 5 E-Tech, dois híbridos e dois produtos fora da Europa: o brasileiro Kardian, que será lançado em março, e um veículo da Renault Korea Motors.

Na Dacia, destaque para o início das vendas do novo Duster a partir de março e, na sequência, a renovação externa e interna do Spring 100% elétrico. A esportiva Alpine começará sua trajetória elétrica com A290, seu primeiro veículo totalmente elétrico.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás