Empresa

Uma nova ação da Stellantis focada na eletrificação

A fábrica da Hungria recebe aporte de 103 milhões de euros para produzir móulos de propulsão elétrica (EDMs)

A Stellantis decidiu que a partir do final de 2026 produzirá módulos de propulsão elétrica (EDMs) em sua fábrica de Szentgotthard, na Hungria. O investimento de 103 milhões de euros contempla incentivos e contribuições do governo húngaro.

O projeto faz parte de ações mundiais que estão sendo engatilhadas para tornar o futuro da empresa cada vez mais eletrificado.

LEIA MAIS

Desempenho de janeiro reforça o domínio da Stellantis na região

s unidades de Tremery-Metz, na França, e Kokomo, nos Estados Unidos, também estão sendo aproveitadas para produzir EDMs e a de Mirafiori, na Itália, está em processo este ano de aumento da produção de transmissões eletrificadas de dupla embreagem (eDCTs) de nova geração para veículos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis.

“Levar a produção de módulos de propulsão elétrica para Szentgotthard para reforçar a nossa transformação rumo à eletrificação é outra parte importante do nosso objetivo de fornecer aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível”, disse Arnaud Deboeuf, chefe de Manufatura da Stellantis.

Na avaliação do executivo, as pessoas da fábrica húngara devem se orgulhar de que o seu trabalho será parte integrante do nosso futuro eletrificado e um elemento central para fornecer veículos eletrificados líderes de mercado e focados no cliente das nossas icônicas marcas.”

O ministro Péter Szijjártó, da Húngia, comentu, por sua vez, que este investimento significa que a país terá um papel mais forte na colaboração com a indústria automotiva na sua transição para a eletrificação, protegendo empregos e garantindo o futuro da unidade de Szentgotthárd’.

Os EDMs a serem produzidos lá – em áreas já existentes na fábrica – serão usados em veículos de uma futura plataforma STLA focada em veículo 100% elétrico.

Os investimentos envolvem usinagem de determinados componentes fundamentais, a montagem final e os testes de EDMs 3 em 1 que combinam motor elétrico, conjunto de redutores e inversor em uma unidade.

Atualmente, o completo de Szentgotthard produz motores de combustão interna turboalimentados de três cilindros de 1,2 litro e quatro cilindros de 1,6 litro usados em vários veículos da marca Stellantis.

“Os colaboradores da Stellantis passarão por treinamento de qualificação para atender aos requisitos de usinagem e montagem da produção de EDM”, informa comunidado divulgado pela companhia na segunda-feira, 12.

No total, a  Stellantis está investindo 50 bilhões de euros em eletrificação  ao longo de uma década para cumprir as metas do Dare Forward 2030 de atingir um mix de vendas de 100% de veículos elétricos à bateria para automóveis (BEV) na Europa e 50% para mix de vendas de carros e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.


Foto: Divulgação/Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás