O CEO, Carlos Tavares, revela expansão de 6% no faturamento e de 11% no lucro líquido, que atingiu € 18,6 bilhões
Criada há apenas 3 anos, mais exatamente em 16 de janeiro de 2021, a Stellantis divulgou nesta quinta-feira, 15, volume de venda e resultados financeiros recordes, com números positivos em todas as regiões nas quais atua.
Líder no Brasil e na América do Sul, a empresa obteve receita líquida global de € 189,5 bilhões em 2023, expansão de 6% sobre o ano anterior. O volume de entrega teve alta de 7% e o lucro líquido, no mesmo comparativo, expandiu-se em 11%, € 18,6 bilhões.
LEIA MAIS
→Desempenho de janeiro reforça o domínio da Stellantis na região
O lucro operacional ajustado aumentou 1%, para € 24,3 bilhões de euros, com uma margem de 12,8%. O fluxo de caixa livre industrial atingiu € 12,9 bilhões, um crescimento de 19% em comparação com 2022.
“Ao completarmos três anos desde a criação da Stellantis, quero expressar minha profunda gratidão às nossas equipes que estão executando no mais alto nível e contribuindo de forma inestimável para a nossa história de crescimento, mesmo diante dos mais fortes desafios”, comentou Carlos Tavares, CEO da companhia.
Na sua avaliação, os resultados financeiros recordes são a prova de que a Stellantis tornou-se um novo líder global: “Permaneceremos sólidos diante das atuais turbulências. Graças à nossa tecnologia flexível e ao planejamento de produtos, estamos preparados para enfrentar diferentes cenários possíveis e continuar a cumprir nossas metas do Dare Forward 2030”.
O conglomerado que representa marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, garantiu retorno no ano passado de €6,6 bilhões em dinheiro para acionistas por meio de dividendos e recompra de ações, um crescimento de 53% no comparativo interanual.
As vendas globais de BEVs (veículos elétricos a bateria) cresceram 21% no ano passado e a dos LEVs teve alta de 27%. Para impulsionar o crescimento geral do mercado e a corrida pela eletrificação na América do Norte, a Stellantis promete 18 novos BEVs este ano, totalizando 48 modelos até dezembro.
Dentre seus atuais veículos eletrificados, a empresa destaca o Citroën ë-C3, que tem preço inicial de € 23.300 e é o modelo elétrico do segmento B mais competitivo produzido na Europa, e o Jeep® Avenger, que foi premiado como Carro Europeu do Ano 2023.
Foto: Divulgação/Stellantis
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.