Indústria

Mercedes-Benz e Bosch são as marcas mais valiosas do setor automotivo

Empresas alemãs lideram ranking da Brand Finance nos segmentos de automóveis e componentes, respectivamente

A Mercedes-Benz é novamente a marca de automóveis mais valiosa do mundo. A mais que centenária fabricante alemã está de volta ao primeiro lugar ao ultrapassar a novata e tecnológica Tesla, como aponta pesquisa da Brand Finance, consultoria inglesa de avaliação de marcas.

O valor da marca Mercedes-Benz é estimado agora em US$ 59,4 bilhões, 1% a mais do que no levantamento anterior. Já a Tesla está orçada em US$ 58,1 bilhões, 12% a menos. Relatório da consultoria aponta o contexto de controvérsias em torno do proprietário Elon Musk como um dos fatores que afetaram a reputação da fabricante de automóveis elétricos.

O valor da marca, esclarece a Brand, é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário obteria ao ofertá-la no mercado aberto.

“O declínio no valor da Tesla torna-se ainda mais convincente no contexto de uma indústria automóvel cada vez mais focada em veículos eléctricos. No entanto, a força da marca persiste, um sinal de que a identidade central da empresa é resiliente”, analisa Alex Haigh, diretor geral de Brand Finance.

O estudo aponta ainda crescimento consistente de nomes como a BYD, “alimentado pelo forte interesse global em veículos elétricos”.  A marca chinesa valorizou perto de 20% e passa a ser estimada em US$ 12,1 mil bilhões no levantamento.

O próprio conjunto de marcas chinesas exibe prestígio ascendente. Das 22 marcas com origem na China presentes no ranking da Brand Finance, 19 registraram valorização na edição de 2024.

Apesar da forte ascensão,  nenhuma marca chinesa está relacionada ainda entre as dez marcas de automóveis mais valiosas.Neste seleto grupo, estão cinco alemãs, duas japonesas, uma coreana e duas norte-americana.  Mas a décima colocada, a Audi,  é cotada em US$ 14,4 bilhões, não muito distante portanto da BYD.

Anualmente, a consultoria pesquisa, em dezenas de mercados, 5 mil das maiores marcas globais de vários setores e publica mais de uma centena de relatório. As cem marcas de veículos  e as 25 de componentes automotivos mais valiosas compõem o ranking  do setor automotivo.

A Bosch, por exemplo, é a marca de componentes para veículos mais valiosa. A  empresa alemã é avaliação em US$ 14,6 bilhões se destaca em critérios como “Marca que Admiro” e “Contribuição Positiva”. Outras duas fornecedoras orientais completam o pódio dosegmento: Hyundai Mobis e Denso.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás