Mais uma montadora vai ampliar investimentos no Brasil. Nesta quinta-feira, 22, foi a vez da coreana Hyundai informar diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro no Palácio do Planalto, Brasília, que desembolsará pelo menos US$ 1,1 bilhão até 2032 na operação local.

A boa notícia foi dada pessoalmente por Eui-Sun Chung, CEO global do Grupo Hyundai Motor. A imprensa não teve acesso ao encontro que reuniu ainda o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Segundo a Agência Brasil, Chung informou que a montadora, que conta com fábrica de Piracicaba, SP, pretende concentrar os recursos em “carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde”. Na planta paulista são produzidos atualmente, sobre a mesma plataforma, o compacto HB20 nas versões hatch e sedã e o SUV Creta.

“O País estável e com futuro recebe mais investimentos. É mais uma grande empresa crescendo em nosso país”, afirmou o presidente Lula em publicação em rede social após o encontro, onde destacou ainda as perspectivas da transição energética e o papel de liderança do País em energias renováveis.

A Hyundai não emitiu até o fim da tarde nenhum comunicado oficial a respeito dos investimentos e planos.

→ Investimento recorde de R$ 100 bilhões de montadoras e autopeças

→ Três montadoras iniciam 2024 com promessa de “anúncios relevantes” 

Os novos recursos da montadora coreana é o terceiro ciclo de investimentos anunciados nas últimas semanas — General Motors e Volkswagen já divulgaram seus números —, depois do lançamento do programa Mover de diretrizes para o setor por parte do governo federal. Nos próximo dias, a Stellantis, maior montadora do País, deve revelar um novo pacote.


Foto: Agência Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!