Referência histórica para a indústria e consumidores europeus ao lado das mostras de Munique e de Paris, o Salão de Genebra começa na segunda-feira, 26, e vai até o dia 3 de março após um longo hiato de cinco anos.

Mas, mais do que palco para grandes novidades em produtos e tecnologias, a 91ª edição servirá mesmo para reforçar que eventos do gênero não têm mais, nem de longe, o protagonismo que conquistaram ao longo de mais de um século como ferramenta de marketing.

Apenas duas — sim, duas!! — grandes montadoras integram a lista de menos de duas dezenas de expositores: a única europeia, o Grupo Renault, e a “bola da vez” global, a chinesa BYD.

De resto, além da pequena inglesa MG Motor, na verdade mais uma divisão da também chinesa SAIC desde 2006, apenas veículos de nichos, preparadores, estúdios de design e algumas startups ocuparão os demais estandes.

Desde que foi confirmada a edição 2024, as seguidas baixas deram o tom do noticiário sobre o salão suíço. De imediato, a trinca alemã Mercedes-Benz, Audi e BMW, como em outras oportunidades e mostras internacionais, abriu mão da participação para claramente priorizar o Salão de Munique em suas estratégias.

Da mesma forma a Stellantis, donas das marcas francesas Peugeot e Citroën e das italianas Fiat e Alfa Romeo, e de mais dez,  prefere prestigiar a exposição parisiense com suas marcas locais.

Marcas japonesas e coreanas nem esboçaram qualquer interesse. Dos Estados Unidos, somente a Lucid, novata californiana de elétricos de luxo, dará as caras por lá. A Tesla, que tem na Europa importante fatia global de clientes, também ficou de fora.

Yangwang U8

U8, SUV da Yangwang, marca premium da BYD

Genebra, portanto, será palco de um restrito duelo sino-europeu. Do lado oriental, a BYD, que deflagrou seu desembarque em mercados da Europa sobretudo a partir de 2023, mostrará o Seal U DM, seu primeiro modelo híbrido plug-in a ser vendido na região, além do SUV híbrido plug-in U8 e o crossover elétrico N7, veículos de suas submarcas Yangwang e Denza.

Já o conglomerado francês, que terá espaços dedicados ao veículos Renault e da romena Dacia, tem um tanto a mais para conquistar as atenções. Seu prometido maior destaque será o Renault 5 E-Tech.

 

A essência e boa parte das soluções de estilo do hatch “retrô” elétrico, substituto natural do Zoe, já é de conhecimento público desde que ele surgiu como protótipo pela primeira vez há quase três anos, no Salão de Munique, e deve custar a partir de € 25 mil.

Dacia Sandero

Dacia Sandero

A coirmã Dacia mostrará a atualização estética da interna e externa do elétrico Spring. O compacto, vendido aqui no Brasil como Renault Kwid E-Tech. Sandero, Logan e o SUV Duster também aparecerão de caras novas.

Para não dizer que a mostra ficará rigorosamente entre Grupo Renault e BYD: a MG vai apresentar a nova geração do pequeno hatch híbrido MG3, logo disponível nos principais mercados europeus, e o roadster elétrico Cyberster.

Sua controladora SAIC também lançará a IM, Intelligent Mobility, marca premium de carros elétricos, como o sedã L6, cuja autonomia é estimada em 800 km.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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