Produto

Renault 5 E-Tech chega só em setembro

Compacto elétrico terá autonomia de até 400 quilômetros

Aaposta da Renault para fazer frente na Europa aos elétricos compactos de montadoras da região e também chinesas, cuja oferta é ainda inicial mas promete ser crescente daqui para fente, foi apresentada nesta segunda-feira, 26, no Salão de Genebra, Suíça. O Renault 5 E-Tech tem preços estimados a partir de € 25 mil, valor agressivo para um carro de seu segmento movido integralmente a bateria e produzido na Europa.

Oficialmente, o Renault 5 entrará para a história como o primeiro carro lançado pela Ampere, divisão de elétricos do Grupo Renault que atuará como empresa independente. A chegada às revendas europeias vai demorar um tanto, está prevista apenas para setembro deste ano.

O hatch, que resgata o desenho do modelo produzido entre os anos 70 e 90, será fabricado em Douai, França, no conglomerado industrial batizado de ElectriCity, que reúne fábricas de veículos e de componentes para modelos elétricos.

Os motores elétricos sairão daplanta de Cleon e as baterias, com 40 kWh e 52 kWh, garantem autonomia de, respectivamente, 300 km e 400 km e potência de 95 cv e 120 cv, segundo a Renault.  O sistema de carregamento é do tipo V2G, também do veículo para rede, o que permite que o carro possa ser usado como fonte de energia.

 

O modelo tem distância entre eixos de 2.540 mm e comprimento de 3.920 mm — 130 mm mais curto do que o atual Clio europeu e 300 mm mais comprido do que o Twingo elétrico, com lançamento previsto para o ano que vem. Na versão de 40 kWh pesa 1.350 kg e 100 kg a mais na superior. A velocidade máxima para a versão de 52 kWh é de 150 km/h, com aceleração de 0-100 km/h em 8 segundos.

LEIA MAIS

→ Renault Kardian custará a partir de R$ 112.790,00

Em Douai, afirma a montadora, o Renault 5, concebido sobre a plataforma AmpR Small, será montado em apenas 9 horas. “[O Renault 5] está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia contra a concorrência vinda do Oriente e do Ocidente”, disse Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Destaque interno é a interface de usuário OpenR Link da marca, baseada no Google e que inclui Google Maps e Google Assistant e cerca de 50 aplicativos, multimídia com tela ensível ao toque de  7 ou 10 polegadas, a depender da versão. e quadro de instrumentos digital de 10,1 polegadas. O modelo também  conta com inteligência artificial ChatGPT para responder perguntas e dúvidas diversas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás