O longo relacionamento de mais de duas décadas do Grupo Caoa como importador dos automóveis Hyundai chegou ao fim. No próximo dia 6 de março a montadora coreana vai anunciar oficialmente o fim da parceria, que na verdade já vinha claudicante há bons anos— inclusive com uma tentativa na Justiça da Hyundai, em 2018, de reaver o direito de importação — e que completaria Bodas de Prata este ano.
A partir de agora, será a própria Hyundai a responsável por trazer seus veículos da Coreia do Sul ou de outras países e com maior liberdade. O Grupo Caoa só podia importar modelos que lá fora estavam com produção encerrada ou desatualizados com relação ao mercado internacional. Caso exemplar era o Tucson, que aqui é comercializado como New Tucson, mas que saiu de linha há quase quatro anos.
A informação do fim do acordo iniciado em 1999 foi revelada por Annuar Ali, consultor que já atuou como vice-presidente da Caoa Montadora, ao site Auto+. “A Hyundai passa a ter o comando da importação. No dia 6 [de março] vamos ter um anúncio de produtos futuros. Tem uma seleção de coisas para o futuro que está sendo definida pela Hyundai com participação da CAOA”, teria afirmado o consultor.
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De fato, a própria Hyundai tem coletiva de imprensa marcada para o dia 6. No convite, entretanto, a montadora limita-se a afirmar que a empresa começará um novo capítulo de sua história no Brasil e que apresentará o futuro portfólio de produtos da marca no País.
Procurada por AutoIndústria, a montadora emitiu a seguinte nota:
“A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis e a CAOA Montadora de Veículos confirmam que estão desenvolvendo em conjunto um novo modelo de distribuição de veículos da marca Hyundai no Brasil baseado em um canal único. Neste momento, não podemos dar detalhes, mas, muito em breve, haverá ampla e clara comunicação sobre as vantagens deste novo modelo de distribuição, visando principalmente os clientes da marca Hyundai no Brasil, que serão os maiores beneficiados.”
O Grupo CAOA não se manifestou. Nesta segunda-feira, 26, entretanto, a empresa admitiu que estuda a constituição de marca e desenvolvimento de produtos próprios.
Na prática, se tornaria uma montadora integralmente nacional. Hoje o grupo comandado por Carlos Alberto de Oliveira de Andrade Filho ainda fabrica caminhões leves Hyundai e uma ampla linha de SUVs da chinesa Chery em Anápolis, GO.
HB20, HB20 Sedan e Creta, os três modelos nacionais da Hyundai, saem de fábrica própria da montadora em Piracicaba, SP, inaugurada em 2012.
Foto: Divulgação
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