Modelo elétrico custa a partir de R$ 542 mil. Já foi fechada a venda de 300 vans para um único cliente.
Em teste no Brasil desde o final de 2022, quando foi apresentada na Fenatran, a van E-Transit começa a ser vendida na rede local de concessionários da Ford no final de março, junto com a opção chassi do modelo 100% elétrico.
As versões de 3,5 toneladas do furgão e da van têm preço a partir de R$ 542 mil e a opção de 4,2 toneladas da configuração chassi sai por R$ 562 mil, conforme anunciaram os executivos da montadora em eventos realizados na segunda-feira, 26, e terça-feira, 27, com imprensa e concessionários.
Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, informou que já foram vendidas 300 vans E-Transit para entrega entre março e dezembro: “O negócio foi fechado com um único cliente, mas ainda não podemos revelar o nome”.
A Ford Pro, o braço de veículos comerciais da montadora, iniciou operações locais em 2021 com a Transit Minibus, seguida do
lançamento da Transit Furgão. No ano passado, a marca introduziu três novos produtos: as Transit automática e chassi, além da nova geração da Ranger.
Em dois anos, de 2021 para 2023, as vendas de veículos comerciais da marca cresceram 60%, passando de 3,6 mil para 5,2 mil unidades (2,7 mil Transit e 2,5 mil Ranger). Este ano, segundo o vice-presidente Rogelio Golfarb, o plano é crescer 10%, índice acima dos 6% estimados para o segmento de comerciais leves.
Além do Brasil, também foram feitos testes da E-Transit na Argentina e Chile. Agorá será a vez de a Colômbia receber o comercial elétrico para ser testado por empresas locais.
No curto prazo, os potenciais clientes da E-Transit serão empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional.
De acordo com o Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais na América do Sul. a Ford Pro está dando total apoio aos clientes na transição para a eletrificação da frota, com a antecipação de suas necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga.
Características dos modelos elétricos
As versões furgão e chassi do E-Transit são equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. As capacidades volumétricas são, respectivamente, de até 15 m³ e 21 m³, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
Dentre as vantagens citadas pelos executivos da Ford, destaque para a autonomia de 317 km (WLTP).
A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.
A E-Transit traz tecnologias semiautônomas e controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°, oferecendo três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio –, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional.
“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, garante Guimil.
O programa Ford Pro Convertor tem hoje 30 transformadores certificados, que já desenvolveram mais de 80 projetos de modificação de veículos, incluindo versões da Ranger para forças de segurança, Transit Chassi com baú, carga seca e plataforma, Transit Minibus para transporte escolar e executivo e Transit Furgão de ambulância e bombeiros, entre outros.
Fotos: Divulgação/Ford
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