Empresa

Daimler Truck: volume estável e receita recorde em 2023.

Entregas globais de veículos registraram alta de 1%, enquanto o faturamento aumentou 10%

A Daimler Truck considerou o exercício de 2023 como um ano rentabilidade recorde na apresentação do balanço de resultados. Em 2023, as vendas globais da fabricante acumularam quase 526,1 mil veículos, volume considerado estável em relação ao ano passado, com uma alta de 1% a mais de caminhões e ônibus. Em comunicado a empresa observa que poderia ter anotado um crescimento maior, caso não tivesse enfrentado gargalos de fornecimento.

Apesar da expansão das vendas unitárias menor que a desejada, o negócio de caminhões e ônibus contribuiu com receita de € 55,9 bilhões, aumento de 10% sobre os € 50,9 bilhões apurados em 2022. Um recorde da companhia, alcançado, com justifica a Daimler, na melhoria dos preços líquidos.

LEIA MAIS

→Vendas globais da Daimler Truck anotam leve alta de 1% em 2023

→Produção de células de baterias une Cummins, Daimler Truck e Paccar

Lucros e retorno das vendas também foram avaliados pela Daimler muito positivos. O EBIT avançou 39% em 2023, para perto de € 5,5 bilhões ante quase € 4 bilhões apontado no balanço de 2022. O fluxo de caixa livre aumentou 61%, para € 2,8 bilhões, e o lucro por ação chegou a € 4,63, alta de 43% em comparação ao ano anterior.

“2023 foi um ano recorde com excelentes resultados financeiros. Alcançamos um lucro operacional ajustado de € 5,5 bilhões e uma rentabilidade ajustada das vendas no Negócio Industrial de 10%. Isto significa que estamos muito próximos da nossa ambição para 2025 e é uma grande conquista”, diz em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

Em retrospectiva ao exercício de 2023, a companhia destaca ações em relação às ambições de liderar transição para um transporte de emissões zero. Lembrou de projetos estratégicos, como a criação da Accelera, joint venture com Cummins e Paccar, para produção de células de bateria, e a Greenlane, para instalação de rede pública de carregamento e abastecimento de hidrogênio na América do Norte.

O ano marcou diversos lançamentos de modelos de emissão zero, dentre eles o novo elétrico Freightliner eM2 para aplicações urbanas, o caminhão rodoviário Mercedes-Benz eActros 600, o FUSO Next Generation eCanter, o ônibus elétrico Mercedes-Benz eCitaro e o Setra MultiClass 500 LE foi lançado em 2023 para estabelecer novos padrões para ônibus interurbanos de baixa entrada.

Para 2024, a Daimler Truck espera que os principais mercados de caminhões regressem à normalidade, apesar da insistente condição econômica desafiadora. O Grupo prevê mercado de caminhões pesados na América do Norte entre 280 mil e 320 mil unidades, que representaria quedas de 16% a 3% em relação a 2023.

Na União Europeia, estima entre 260 mil e 300 mil unidades, baixas de 24% a 12%. A empresa também projeta vendas globais menores que as de 2023, entre 490 mil e 510 unidades. A perspectiva é de que suas receitas se situem entre € 52 bilhões e € 54 bilhões.


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás