A tradicional e acirrada disputa entre os três primeiros colocados no mercado automotivo brasileiro já não existe mais. Balanço preliminar de fevereiro mostra que a líder Fiat vendeu mais do que o dobro da terceira colocada, a General Motors.
As participações ficaram em, respectivamente, 22% e 10,6%, com volumes, pela ordem, de 34.328 e 16.540 emplacamentos, num mercado total de veículos leves da ordem de 155,9 mil unidades.
LEIA MAIS
→Mercado automotivo surpreende em fevereiro e supera janeiro
→Rumo aos 100 anos, GM não define rumo no Brasil
Quem ganhou no comparativo anual foi a Volkswagen, que subiu da terceira colocação em fevereiro de 2023 para a vice-liderança este ano. Com 24 mil emplacamentos no mês passado, a marca alemã respondeu por fatia de 15,4%, ante os 13,6% de um ano atrás.
Em entrevista que concedeu na inauguração da City Store Caraigá na noite da quarta-feira, 28, Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da montadora no Brasil, comentou sobre o bom momento da marca no País.
Disse, por exemplo, que a montadora virou o ano com estoque abaixo das concorrentes, o que está propiciando operações mais rentáveis neste início de 2024.
“Até fizemos algumas promoções com taxa zero, mas sem reduzir preços. Algumas marcas estão concedendo bônus elevadíssimos e, com isso, operando sem margem”.
No ranking das principais marcas (veja TOP 10 abaixo), destaque para a chinesa BYD que se mantém em 10º lugar, à frente da Chery, Ford, RAM, Citroën e Peugeot.
Dos dez modelos mais vendidos, a Strada segue na liderança. Da Fiat, no Top 10 (veja abaixo) também estão Argo e Mobi, nos 3º e 4º lugares.
O vice-líder é o VW Polo, com 8 mil emplacamentos e 5,2% de participação, ante total de 8,6 mil licenciamentos da picape Strada, cuja fatia ficou em 5,5%.
VENDAS POR MARCA EM FEVEREIRO
MODELO VOLUME PARTICIPAÇÃO
FIAT 34.328 22,0%
VOLKSWAGEN 24.065 15,4%
CHEVROLET 16.540 10,6%
TOYOTA 13.398 8,6%
HYUNDAI 11.966 7,7%
RENAULT 10.026 6,4%
JEEP 8.762 5,6%
NISSAN 5.868 3,8%
HONDA 5.445 3,5%
BYD 4.422 2,8%
VENDAS POR MODELO EM FEVEREIRO
MODELO VOLUME PARTICIPAÇÃO
FIAT STRADA 8.568 5,550%
VOLKSWAGEN POLO 8.063 5,223%
FIAT ARGO 6.507 4,215%
FIAT MOBI 6.288 4,073%
RENAULT KWID 6.017 3,897%
HYUNDAI HB20 5.287 3,424%
HYUNDAI CRETA 4.385 2,840%
CHEVROLET ONIX 4.299 2,785%
Fonte: Jato
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024