Caoa cede os direitos mas, em contrapartida, ganha participação financeira nas vendas
Conforme antecipado por AutoIndústria na terça-feira, 27, a Caoa deixa de ser a importadora oficial dos automóveis Hyundai. As empresas chegaram a um acordo que foi apresentado na quinta-feira, 29, como uma atualização da parceria de 25 anos entre as partes.
No comunicado divulgado pela Hyundai, são destacados três pontos, estando em primeiro lugar “o objetivo de agilizar a introdução de veículos eletrificados e outras soluções de mobilidade inteligente”.
A montadora sul-coreana coordenará a importação e a distribuição de toda a linha de produtos, enquanto a Caoa terá participação monetária nas importações dos novos modelos Hyundai
→ Caoa deixará de ser importadora dos automóveis Hyundai
O segundo ponto refere-se à fábrica da Caoa Montadora em Anápolis, GO, que irá produzir modelos Hyundai para o mercado brasileiro e também para atender os demais países da América Latina.
Por fim, destaca-se que a rede de concessionárias, que inclui a Caoa como maior parceira, será unificada, comercializando e dando manutenção ao portfólio completo disponível no Brasil
O acordo foi assinado por Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul, e Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa (foto acima).
“A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria com a Caoa, respondendo ao momento atual de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”, comentou Cousseau.
“Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a Caoa crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas”, complementou Andrade Filho.
A partir da unificação da rede, serão 250 concessionárias, das quais 46 da Caoa.
“O novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos da marca em Piracicaba, SP, pela Hyundai, em em Anápolis, GO, pela Caoa, além da importação dos modelos globais a ser conduzida pela Hyundai com participação da Caoa nos resultados financeiros. O fornecimento de peças de reposição também será controlado pela Hyundai”, conclui o comunicado da empresa sul-coreana.
Foto: Divulgação/Hyundai
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.