A intensificação das promoções na segunda quinzena de fevereiro foi decisiva para o mercado de veículos leves atingir 155,9 mil unidades no mês, volume 2,5% superior ao de janeiro (152 mil unidades) e 30% maior do que o registrado no segundo mês do ano passado (119,7 mil).
Importante lembrar que além de fevereiro ter um número de dias úteis menor, teve também o Carnaval este ano na primeira quinzena. Janeiro, em contrapartida, teve apenas o feriado do dia 1º e, no caso de São Paulo, o maior mercado do País, no dia 20.
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Na média diária, houve aumento de 25% nas vendas do mês passado – 8,2 mil emplacamentos – comparativamente ao mês anterior (6,6 mil). As vendas explodiram no final do mês, chegando a 14.392 licenciamentos de veículos leves na quinta-feira, 29.
Sobre fevereiro de 2023, quando houve quase 6,7 mil vendas por dia útil – o crescimento foi de 22,7%, conforme dados preliminares divulgados por fonte ligada às concessionárias de veículos.
Consultorias especializadas no varejo automotivo, como a Jato, esperavam um máximo de 142,5 mil emplacamentos em fevereiro.
No acumulado do primeiro bimestre as vendas atingiram 308,6 mil automóveis e comerciais leves, alta de 22,7% em relação a idêntico período de 2023, quando foram registrados 251,5 mil licenciamentos nesse segmento.
É um índice surpreendente considerando as projeções mais conservadoras da Fenabrave (alta de 6%) e Anfavea (estabilidade). A entidade dos concessionários de veículos deve divulgar os números oficiais do mercado na segunda-feira, 4.
Com relação às promoções, ocorreu de tudo na última quinzena. A maioria das marcas apelou para taxas zero de juros, mas também descontos expressivos sobre o valor de tabela, oferta de seguro e IPVA grátis e supervalorização do usado.
Foto: Divulgação/Toyota
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