Os licenciamentos de ônibus no mês passado mostraram um crescimento de 11,4% sobre janeiro, de pouco mais de 1,5 mil unidades para 1,7 mil, conforme dados consolidados pela Fenabrave divulgados na segunda feira, 4.
O volume que chegou às ruas e estrada do País em fevereiro, porém, expressou queda de 24,7% em relação a fevereiro do ano passado, quando os emplacamentos alcançaram quase 2,3 mil unidades.
No confronto entre os acumulados dos dois primeiros meses, a retração chegou a 26,4%. Foram licenciadas 3,2 mil unidades ante 4,4 mil anotadas no primeiro bimestre de 2023.
LEIA MAIS
→Emplacamentos de ônibus recuam 17,6% em janeiro
→Mercado de ônibus termina 2023 em continuidade da retomada
Para Andreta Jr., presidente da federação que representa o setor de distribuição de veículos, apesar das quedas com expressivos índices porcentuais, resultantes de uma baixa base de comparação, as vendas de ônibus deverão apresentar bom desempenho este ano.
“O segmento deve ser impulsionado, entre outras razões, pelo Programa Caminho da Escola, que teve uma grande licitação publicada em 2023, com parte das entregas previstas para este ano.”
O mais recente leilão de ônibus escolares promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no fim do ano passado, licitou 16 mil veículos para fornecimento ao Caminho da Escola, o maior já realizado desde a criação do programa, em 2007.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024