e-Volksbus se encontra em testes de desenvolvimento desde o ano passado
A Volkswagen Caminhões e Ônibus prepara a fábrica de Resende (RJ) para iniciar a produção do e-Volksbus, seu ônibus elétrico, ainda este ano. A confirmação ocorreu, na segunda-feira 12, durante participação da fabricante no fórum RJ Eletromobilidade – Nova Matriz e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro, encontro no Estádio de Remo da Lagoa, que segue até quarta-feira, 13.
O e-Volksbus está em testes de desenvolvimento desde maio do ano passado e aproveita a experiência acumulada com o e-Delivery, além de capturar sinergias entre os modelos. Afinal, compartilham tecnologias e componentes.
LEIA MAIS
→VWCO completa 30 anos de produção de ônibus
→VWCO encaminha desenvolvimento de ônibus elétrico
“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no País, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, observa Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para o fórum, a VWCO levou modelo com capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km. O e-Volksbus tem sistema de frenagem regenerativa e recurso Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Traz ainda proteção contra inundação e estará equipado com sistema de ajoelhamento. Desenvolvido sobre plataforma modular, o modelo permite encarroçamentos desde um micro-ônibus de nove metros até um articulado de 23 metros.
Foto: Roberto Marinho/Divulgação VWCO
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País