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Lucro das 5 principais marcas do Grupo Volkswagen cresce 80% em 2023

Com 4,82 milhões de veículos vendidos, marcas faturaram € 138 bilhões

As cinco principais marcas do Grupo Volkswagen venderam 4,82 milhões de veículos em 2023, uma frota 19% maior do que a negociada no ano anterior, quando 4,06 milhões de unidades foram negociadas em todos os continentes, e que resultou em receita de € 138 bilhões, 21% maior na mesma comparação.

A montadora comemora também o robusto crescimento do lucro operacional. Considerando os resultados de Volkswagen, Skoda, Volkswagen Veículos Comerciais, Seat e Skoda, o resultado de € 7,3 bilhões representou avanço de nada menos do que 80%. A margem operacional chegou a 5,3%, um 1,7 ponoto porcentual maior.

Sozinha, a marca Volkswagen respondeu por mais da metade dos veículos negociados pelo grupo, 2,51 milhões de unidades, crescimento de 13%, e por receita de € 86,4 bilhões. Seu  lucro operacional passou de  € 2,6 bilhõesem 2022 para € 3,5 bilhões em 2022, informou a companhia.

Thomas Schäfer, membro do Conselho de Administração do Grupo VW e CEO da marca Volkswagen, aponta a maior sinergia entre as marcas do chamado Brand Group Core como outro fator a impulsionar os resultados financeiros do último ano, além do próprio cresciento das vendas, preços médios mais elevados, maior disponibilidade de peças e custos fixos mais baixos .

“A cooperação mais estreita no Brand Group Core está ganhando força. Nosso trabalho está começando a dar frutos. Temos agora vários projetos pelos quais a cooperação se estende além dos antigos limites da marca. Nosso objetivo comum é explorar ao máximo nosso potencial de atuação como grupo de marcas, compartilhando conhecimento e trabalhando juntos para encontrar as melhores soluções”,  declarou o executivo, que participou de apresentação mundial dos resultados pela internet nesta quinta-feira, 14.

Para 2024, o Brand Group Core espera melhorar ainda mais os resultados financeiros e atingir retorno operacional de 8% em 2026. Papel importante nessa trajetória terão as sinergias entre as marcas e os efeitos da maior escala em várias frentes.

Esse quadro, por exemplo, inclui a otimização dos custos dos produtos, redução das despesas gerais e crescimento do volume de produção com a regularização e aumento do fornecimento de matérias-primas e componentes críticos.

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* Diferente do informado inicialmente, os resultados referem-se apenas a 5 marcas do gupo. Texto corrigido em 15.03.2024.


Foto: Divulgação

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Redação AutoIndústria

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