Produto

Produzida no Uruguai, Titano tem 50% de autopeças regionais

Vice-presidente da marca Fiat revela intenção de ampliar compras de componentes no Mercosul

Produzida na Nordex, no Uruguai, a nova Fiat Titano tem 50% de índice de nacionalização no âmbito do Mercosul, conforme revelado pelo vice-presidente da marca, Alexandre Aquino, no lançamento da picape na terça-feira, 12, em Chapada dos Guimarães, MT.

Sua base é a plataforma KP1 da chinesa Changan, utilizada na Peugeot Landtrek, também montada em Montevideo. A partir de agora, segundo Aquino, o projeto global KP1 será liderado pelo Brasil:

“Era um desejo antigo da Fiat ter uma picape no segmento D e estamos lançando a Titano com a certeza de fazer história”.

Ao comentar sobre o índice de localização de compras, equivalente à metade do valor do veículo, o vice-presidente da marca adiantou interesse da montadora de ampliar a aquisição de autopeças na região para abastecer a linha de montagem da Titano na capital uruguaia:

“A partir do início das suas vendas no mercado brasileiro e do crescimento gradativo da demanda, volumes maiores de produção certamente vão propiciar novas oportunidades de compras locais”, comentou Aquino durante após a entrevista coletiva de lançamento.

LEIA MAIS

Na semana de lançamento da Titano, Fiat reduz preços da Toro

Fiat vende mais que o dobro da GM em fevereiro

A Titano, que além do Brasil também é comercializada na Argélia, é montada no Uruguai a partir de kits CKD importados da China, onde a Stellantis tem parceria com a Changan. O motor vem da França e por enquanto são agregadas peças do Brasil e do Uruguai, como bateria, molas, bancos e partes do chassi. Na fábrica de Montevidéo há procedimentos de solda e pintura.

Anterior à Stellantis

A parceria com a Peugeot ocorreu ainda na época da PSA (Peugeot – Citroën), que a partir da fusão global com a FCA (Fiat Chrysler – Jeep) gerou a Stellantis no início de 2021.

Com a união dos dois conglomerados, optou-se por investir na América do Sul em uma picape da Fiat, pela tradição que a marca italiana tem principalmente no mercado brasileiro de picapes. Na China, o modelo tem o nome de Kaicene F70.

“A beleza de ser Stellantis é ter várias opções, como a de optar pela marca Fiat e também a de montar o produto no Uruguai”, comentou o vice-presidente, descartando intenção de levar a linha de montagem da Titano para a Argentina, país que concentra a produção das principais picapes concorrentes da Titano, como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Nissan Frontier.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás