É a primeira marca a apresentar solução, ainda em fase de testes, que transforma motor a combustão em elétrico
A Peugeot reservou algumas novidades para apresentar no Smart City Expo Curitiba, evento que acontece em Curitiba, PR, entre esta terça-feira, 20, e quinta-feira, 22. Dentre elas, o inovador projeto Partner Retrofit 100% Elétrica, o primeiro protótipo de uma montadora que transforma um veículo a combustão em elétrico.
Além desse modelo, também em exposição no evento que reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos, também em exposição o Boxer com Conectividade “MyPeugeot PRO” e uma versão 7+1 da van E-Expert.
Lucas Lins, gerente de produto Peugeot Brasil, lembrou que a marca está no Top 4 dos comerciais leves mais comercializados no País e detém 20% de market share no segmento de vans elétricas.
Com relação à Partner Retrofit, Lins destacou ser um projeto totalmente inovador, desenvolvido a partir de parceria da Stellantis com o Senai no âmbito do programa Rota 2030.
Seu objetivo é a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica e a partir dos testes em andamento, que numa primeira fase envolveram dois protótipos, a ideia é estendê-lo para outros modelos do grupo Stellantis.
Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da Stellantis na América do Sul, informou que a segunda fase de testes envolverá dez modelos a serem distribuídos entre pequenos, médios e grande frotistas. Além do Partner Retrofit, também haverá unidades do Fiat Fiorino Retrofit, ainda não revelado publicamente.
Ainda não há uma estimativa do valor a ser cobrado pela transformação, mas a ideia é que o investimento será amortizado a partir de uma expressiva redução de custos operacionais para os frotistas.
O processo de conversão do motor a combustão para elétrico abrange várias etapas, dentre as quais o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura) e a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos.
Além do Senai, a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech. No protótipo apresentado no Smart City, houve perda de capacidade de 250 kg por conta da colocação da bateria no compartimento de carga – de 650 kg para 400 kg.
Como o projeto ainda está em andamento, essa perda pode ser reduzida até o início das vendas do kit. Ainda não não há data para o lançamento comercial do Retrofit.
MyPeugeot PRO – o controle de frotas na palma da mão
Com a apresentação do MayPeugeot PRO, a marca dá um passo adiante nas suas operações de veículos comerciais, ipassando a oferecer serviços além dos produtos.
“É uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de facilitar a vida de quem está à frente da frota”, comenta Lucas Lins.
De fácil acesso e simples utilização, a plataforma, segundo o executivo, entrega um grande número de dados em tempo real, possibilitando melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.
Fotos: Divulgação/Peugeot
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…
No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo