É a primeira marca a apresentar solução, ainda em fase de testes, que transforma motor a combustão em elétrico
A Peugeot reservou algumas novidades para apresentar no Smart City Expo Curitiba, evento que acontece em Curitiba, PR, entre esta terça-feira, 20, e quinta-feira, 22. Dentre elas, o inovador projeto Partner Retrofit 100% Elétrica, o primeiro protótipo de uma montadora que transforma um veículo a combustão em elétrico.
Além desse modelo, também em exposição no evento que reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos, também em exposição o Boxer com Conectividade “MyPeugeot PRO” e uma versão 7+1 da van E-Expert.
Lucas Lins, gerente de produto Peugeot Brasil, lembrou que a marca está no Top 4 dos comerciais leves mais comercializados no País e detém 20% de market share no segmento de vans elétricas.
Com relação à Partner Retrofit, Lins destacou ser um projeto totalmente inovador, desenvolvido a partir de parceria da Stellantis com o Senai no âmbito do programa Rota 2030.
Seu objetivo é a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica e a partir dos testes em andamento, que numa primeira fase envolveram dois protótipos, a ideia é estendê-lo para outros modelos do grupo Stellantis.
Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da Stellantis na América do Sul, informou que a segunda fase de testes envolverá dez modelos a serem distribuídos entre pequenos, médios e grande frotistas. Além do Partner Retrofit, também haverá unidades do Fiat Fiorino Retrofit, ainda não revelado publicamente.
Ainda não há uma estimativa do valor a ser cobrado pela transformação, mas a ideia é que o investimento será amortizado a partir de uma expressiva redução de custos operacionais para os frotistas.
O processo de conversão do motor a combustão para elétrico abrange várias etapas, dentre as quais o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão, a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura) e a realização de testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos.
Além do Senai, a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech. No protótipo apresentado no Smart City, houve perda de capacidade de 250 kg por conta da colocação da bateria no compartimento de carga – de 650 kg para 400 kg.
Como o projeto ainda está em andamento, essa perda pode ser reduzida até o início das vendas do kit. Ainda não não há data para o lançamento comercial do Retrofit.
MyPeugeot PRO – o controle de frotas na palma da mão
Com a apresentação do MayPeugeot PRO, a marca dá um passo adiante nas suas operações de veículos comerciais, ipassando a oferecer serviços além dos produtos.
“É uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz diversas funcionalidades e benefícios, a fim de facilitar a vida de quem está à frente da frota”, comenta Lucas Lins.
De fácil acesso e simples utilização, a plataforma, segundo o executivo, entrega um grande número de dados em tempo real, possibilitando melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.
Fotos: Divulgação/Peugeot
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027