Utilitário esportivo elétrico tem arquitetura de 800 volts
A BMW apresentou nesta quinta-feira, 21, aquilo que se pode chamar de fio condutor de seus SUVs elétricos para os próximos anos. Em evento na Alemanha, a cúpula da montadora desvendou o Vision Neue Klasse X, um ainda quase-conceito que entrará como capítulo inicial de estilo e tecnologias a serem aplicadas em outros veículos da marca.
O Neue Klasse X estará nas linhas de montagem a partir de 2025. Fabricado na unidade de Debrecen, Hungria, pensada e construída para aprodução de elétricos, o modelo carregará os benefícios de células de bateria de maior densidade e uma arquitetura de 800 volts.
A montadora prefere nomeá-lo de SAV, Sports Activity Vehicle, pelas caraterísticas esportivas de sua carroceria ou mesmo pelo desempenho dinâmico. Poderia chamá-lo também de carro inteligente, tamanha a quantidade de recursos auxiliares de condução, gerenciamento, conforto e segurança.
A BMW diz que o modelo, totalmente movido a bateria com células cilíndricas, outra novidade tecnológica, poderá ter autonomia 30% maior do que a média verificada hoje em veículos de sua atual geração de elétricos.
Na outra ponta, a nova arquitetura permitirá carregamento até 30% mais rápido. Segundo a empresa, algo como precisar de somente 10 minutos para obter carga suficiente para rodar 300 quilômetros.
O utilitário esportivo é uma variante do sedã Vision Neue Klasse, apresentado no ano passado e que compõe a família baseada nessa nova arquitetura dedicada. “A Neue Klasse é muito mais do que apenas um carro ou um conceito específico, está redefinindo a marca BMW ”, afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, sobre a nova família de produtos.
A montadora sublinha, dentre outras tecnologias, o novo tipo de controle de trem de força e chassi que adapta a condução às necessidades individuais e que tem como base um novo software desenvolvido internamente pela própria montadora.
“O BMW do futuro terá quatro supercérebros totalmente novos: computadores de alto desempenho que trabalham em conjunto de forma inteligente. Integram todo o sistema de motorização e a dinâmica de condução com até dez vezes mais precisão”, completa Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW responsável por Desenvolvimento.
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“No futuro, combinaremos quatro unidades de controle chave em um único computador de alto desempenho. O resultado será um desempenho melhor, mais precisão e mais eficiência. O supercérebro permitirá o próximo salto científico na condução automatizada”, acrescentou o executivo.
Para ficar em apenas um mimo, entre tantos, dos novos carros: o BMW Panoramic Vision projeta informações importantes em toda a largura do para-brisa, que será complementado nos modelos de produção da Neue Klasse com o BMW 3D Head-Up Display aprimorado.
Foto: Divulgação
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