Empresa

Colheitadeira de azeitona, um marco na agricultura brasileira

Em parceria com a CPA Máquinas, New Holland investe na primeira máquina do País que substitui trabalho manual

Tanto indústria como os produtores rurais vivem falando sobre os ganhos de produtividade na agricultura brasileira nos últimos anos, a partir do uso de máquinas mais modernas e, em especial, da conectividade.

Mas sempre há espaço para novos avanços e, nesse sentido, a New Holland anuncia a venda da primeira colheitadeira de azeitonas no Brasil. “É um marco, o início da mecanização dessa colheita no País, até então feita de forma 100% manual”, informa a fabricante de máquinas agrícolas da CNH Industrial.

LEIA MAIS

New Holland inicia a venda do primeiro trator acessível do mundo

Desenvolvida em parceria com a CPA Máquinas, a Braud 11.90X Multi foi comercializada para a Vivenda Scapini, localizada em Viamão, RS, a cidade que possui o maior pomar de azeitonas do País em número de plantas, com total de 210 mil árvores.

“A New Holland, como uma marca que está sempre ao lado do agricultor, tem muito orgulho de ter sido pioneira em trazer esta tecnologia e disponibilizá-la para os produtores brasileiros, que vão poder ampliar a sua produção e obter mais qualidade no processo”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da empresa para a América Latina.

Roger Scapini, sócio-proprietário da Vivenda Scapini, comenta, por sua vez, que a chegada da Braud 11.90X Multi vai permitir fechar todo o ciclo produtivo superintensivo do olival, algo que até então só se via na Europa e em alguns países da América do Sul.

“Essa máquina tem as mais avançadas tecnologias e nos transmitiu confiabilidade. Ela está no topo do que existe para a colheita de azeitonas no mundo. Estamos falando do desenvolvimento de um novo processo, de uma quebra de paradigma, com outro modelo de cultivo”, explica Scapini, destacando que a expectativa agora é acelerar a colheita com qualidade e redução de perdas e custos.

Além de azeitonas, a Braud 11.90X Multi  pode colher outros frutos sensíveis, como amêndoas. “Esta colhedora, fabricada com o DNA da Braud, proporciona um desempenho de colheita inigualável em todas as condições, com a máxima qualidade dos frutos. O modelo é equipado com o renomado sistema de vibração SDC, que permite colher praticamente todos os frutos, ao mesmo tempo que preserva as árvores para a produção do ano seguinte”, explica Kerbauy.

Equipada com o novo motor eletrônico Common Rail da FPT Industrial, de 183 cv, a colheitadeira desenvolvida pela New Holland tem design inovador, projetado para minimizar custos e facilitar a preparação da máquina, e uma cabine pensada para proporcionar o maior conforto e segurança para o operador.


Foto: Divulgação/New Holland

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás