A oferta de cavalo-mecânico movido a gás da Iveco começa atrair empresas com o compromisso de reduzir a pegada de carbono nas atividades. O Grupo Cetric, companhia especializada na coleta, transporte e tratamento de resíduos, negociou com a fabricante de Sete Lagoas (MG) aquisição de 28 unidades do S-Way NG.
A versão do modelo, apta a receber gás natural ou biometano, inicia processo de projeto mais amplo. Em parceria, as empresas encaminharão a instalação de postos de abastecimento de biometano ao longo da rodovia BR-282/470, em Santa Catarina, e, assim, providenciar mais uma Rota Azul no País.
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Segundo Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o S-Way NG faz parte de estratégia multi energética da marca. “Acreditamos muito no gás, natural e biometano, como a melhor opção de transição do diesel para os combustíveis renováveis. Hoje, temos o S-Way NG e o Tector NG atuando em operações mistas e rodoviárias. Para as operações urbanas, a versão elétrica eDaily será nossa principal aposta nesse segmento.”
O executivo aproveita para adiantar que, em breve, a Iveco também iniciará testes com o motor FPT F1C Bi-Fuel, que utiliza etanol ou biometano, separadamente, além de hidrogênio verde (H2).
Para o presidente do Grupo Cetric, Gustavo Baldissera, resume que a aquisição dos caminhões a gás representa um marco, bem como o projeto Rota Azul. “Reforça nosso compromisso em reduzir as emissões de carbono e promover práticas ambientalmente responsáveis.”
A frota do Grupo Cetric tem por volta de 250 caminhões, dos quais 70% modelos da Iveco, dentre leves e pesados. Os novos modelos a gás, são equipados com o motor FPT Cursor 13 de 460 cv e capacidade de 960 litros (240 m³) de gás. Segundo a fabricante, é a opção que proporciona a maior autonomia dentre os veículos movidos a gás natural no País.
Foto: Iveco/Divulgação