Indústria

Mover deve gerar 300 mil empregos na cadeia automotiva

Após encontro com Lula e Alckmin, sindicalistas do ABC revelam estimativa do MDIC sobre postos de trabalho

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou nesta quarta-feira, 27, informações sobre postos de trabalho reveladas por Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, durante reunião em Brasília, na véspera, quando foi assinada a portaria que permite que empresas do setor automotivo se habilitem ao programa Mover.

Em seu site, a entidade sindical informa que o ministro aproveitou o evento para apresentar números importantes da pasta e destacar a grandiosidade do Mover, que deve ampliar de 1,2 milhão para 1,5 milhão o número de empregos diretos e indiretos gerados pelo setor automotivo no País, ou seja, um acréscimo de 300 mil empregos até o final desta década.

LEIA MAIS

Mover: investimento mínimo em P&D depende do segmento automotivo.

Montadoras e autopeças já podem se habilitar ao Mover

Comandada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia de assinatura da portaria de regulamentação do Mover teve a participação de executivos do setor automotivo e de sindicalistas, entre os quais o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e o presidente da Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva.

Durante o encontro, Moisés fez questão de destacar a importância da participação dos trabalhadores nas políticas públicas voltadas à transição energética e cobrou contrapartida das empresas com relação à geração de empregos.

“Não podemos ser vítimas dessa modernização. É preciso que sejam exigidas contrapartidas por parte das empresas, principalmente no que se refere à geração de empregos. Será que nas empresas têm as metas de empregos?”, questionou o sindicalista que, na sequência, ouviu as projeções do MDIC, revelada pelo próprio ministro, sobre a criação de novos postos do setor a partir do Mover.

O presidente do Sindicato do ABC também reiterou a importância do programa para deixar um planeta melhor no futuro e defendeu o modelo híbrido etanol:

“Nós, trabalhadores, sabemos que vivemos uma transição irreversível. Acreditamos que ela é necessária porque temos a obrigação de entregar para as próximas gerações um planeta melhor, essa é a principal causa dessa transição. Também defendemos que a cara do Brasil é o híbrido etanol, acreditamos muito nessa tecnologia e que ela é a melhor para o país”.

Alckmin, por sua vez, lembrou que o Momver é o maior programa de estímulo à mobilidade e à descarbonização de toda a história da indústria automotiva:

“Estimula, com créditos financeiros de R$ 19,5 bilhões até 2028, a descarbonização nas várias rotas tecnológicas, veículos elétricos, híbridos, flex, com inovação e fabricação no Brasil. Assim, beneficia toda a cadeia da indústria de autopeças e também exportação e qualificação dos trabalhadores”, lembrou o ministro.

Também presente na reunião de terça-feira, em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou o Mover como uma espécie de matriz para outras áreas.:

“Quero celebrar o que eu penso que começa a formatar um futuro que faz sentido para o Brasil. O país precisa de um plano de desenvolvimento. Nós não seremos uma nação desenvolvida sem um plano de desenvolvimento. Eu penso que esse exemplo que está sendo dado hoje é uma espécie de matriz do que pode ser replicado em outros setores de economia com o mesmo desempenho e com as mesmas perspectivas”, disse Haddad.


Foto: Divulgação/Agência Brasil/Ricardo Stuckert

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás