Indústria

Xiaomi começa a vender SU7 por US$ 30 mil na China

Sedã esportivo elétrico da fabricante de smartphones teve 50 mil encomendas nos primeiros 27 minutos de vendas

A Xiaomi Automobiles, braço automotivo da gigante chinesa de smartphones e eletrônicos, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 28, o SU7, seu primeiro carro elétrico. O modelo, um sedã com características esportivas, já havia sido apresentado no fim de 2023 como potencial rival de  elétricos  consagrados de marcas premium, como Porsche Taycan e Tesla Model S.

O carro da Xiaomi  tem na versão de entrada tração traseira e um motor elétrico de 220 kW, perto de 300 cv de potência, e 400 Nm de torque. O conjunto, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, é alimentado por bateria de 73,6 kWh, que, calcula a motnadora, pode assegurar 700 km pelo ciclo de testes da China.

Já a configuração superior, ainda mais esportiva, tem bateria de 101 kWh e autonomia de 800 km pelo mesmo critério. A tração é integral e dois motores fornecem 645 cv de potência e permite aceleração de 0 a 100 km/h em somente 2,7 segundos, com velocidade máxima de 265 km/h.

Lei Jun, CEO e fundador da Xiaomi, revelou que a versão de entrada será vendida na  China por 215,9 mil yans, algo como US$ 30 mil na China,  contra o preço incial de 245,9 mil  yuans  de um Telsa Model 3.

O executivo também enfatizou que 50 mil unidades foram encomendadas nos primeiros 27 minutos pósa abertura das vendas, às 22 horas desta quinta-feira, horário de Pequim, e que a empresa poderá produzir um atuomóvel a cada 76 segundos. As entregas começarão em abril. 


O veículo conta com o Xiaomi HyperOS, nova interface presente em uma série de aparelhos da marca. Com ela, o carro podeser integrado com, por exemplo, a linha smart home, garantindo  rotina aos usuários com ecossistema mais inteligente “Você x Seu carro x Seu lar ”. A Xiaomi também desenvolveu a maioria dos sistemas adotados no carro, assim como os motores.

O SU7 tem 4.997 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 1.455 mm de altura e 3.000 mm de distância entre-eixos. O porta-malas abriga 517 litros. No interior, destaque para a grande tela da central multimidia de  16,1 polegadas, quadro de instrumentos de 7,1 polegadas e duas telas na traseira para os passageiros.  Não faltam recursos de auxílio à condução e equipamentos como radarese onze câmeras.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás