A Fiat segue firme na liderança do mercado brasileiro, mas perdeu o posto conquistado no ano passado da marca que tem o modelo de veículo leve mais vendido no País.
O VW Polo superou a Fiat Strada em março e assumiu o primeiro lugar no mês e também no primeiro trimestre. A margem do acumulado do ano é bastante estreita, com 27.263 e 26.580 emplacamentos, ou seja, uma diferença de apenas 383 unidades, conforme balanço preliminar divulgado por fonte ligada aos concessionários.
Em março, foram vendidos 11.943 unidades do Polo e 9.990 da Strada. No acumulado do trimestre o terceiro colocado é o Fiat Argo, com 18 mil emplacamentos, seguido do Hyundai HB20, com 18 mil, e Chevrolet Onix, com 17,8 mil (veja tabela abaixo).
Como ficam as marcas
A maior demanda pelo Polo contribuiu para que a Volkswagen reduzisse a diferença de participação com relação à Fiat. A marca alemã fechou março com 30,9 mil licenciamentos e fatia de 17,5%, apenas 3,1 pontos porcentuais atrás da italiana, que deteve 20,6% das vendas de leves, com 36,3 mil emplacamentos.no
Em fevereiro, a diferença da VW para a Fiat era de 6,6 pontos porcentuais: 22% e 15,4% de participação, respectivamente. No final da tarde desta segunda-feira, 1, a Volkswagen divulgou comunicado sobre a liderança do Polo, destacando também ser a marca que mais cresce em volume de vendas em 2024.
No trimestre, a empresa vendeu 76.834 unidades, alta de 29% sobre os primeiros três meses de 2023 (59.724), ante os 11% de expansão do mercado de leves como um todo. No ano, sua participação está em 15,9%.
A General Motors mantém o terceiro lugar no ranking das marcas mais vendidas, mas bem atrás das suas duas principais concorrentes. A marca estadunidense vendeu apenas 21,5 mil veículos em março, com fatia de 12,1%.
Na sequência vêm a Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Nissan, Honda e BYD (veja tabela mais abaixo).
Curioso, nesse contexto, a manutenção da marca chinesa entre as dez mais vendidas no mercado brasileiro, a frente da Citroën e Peugeot, entre outras que atuam há mais tempo no País e têm produção local. A BYD que só vai iniciar produção em Camaçari, BA, no final deste ano ou início do próximo, ou seja, está em processo de crescimento local apenas com modelos importados.
Top 10 dos modelos mais vendidos no 1º trimestre de 2024 | ||
Modelo | Volume | Part. |
POLO | 27.263 | 5,6% |
STRADA | 26.580 | 5,5% |
ARGO | 18.053 | 3,7% |
HB20 | 18.053 | 3,7% |
ONIX | 17.766 | 3,7% |
MOBI | 14.665 | 3,0% |
CRETA | 13.600 | 2,8% |
KICKS | 13.015 | 2,7% |
KWID | 12.963 | 2,7% |
T-CROSS | 12.860 | 2,6% |
Emplacamentos Março 2024 | ||
Marca | Volume | Part. |
FIAT | 36.336 | 20,6% |
VOLKSWAGEN | 30.944 | 17,5% |
CHEVROLET | 21.464 | 12,1% |
TOYOTA | 14.857 | 8,4% |
HYUNDAI | 11.001 | 6,2% |
RENAULT | 9.374 | 5,3% |
JEEP | 9.013 | 5,1% |
NISSAN | 7.636 | 4,3% |
HONDA | 6.416 | 3,6% |
BYD | 6.213 | 3,5% |
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024