Mercado

Com Polo na liderança, VW se aproxima da Fiat em março

Hatch supera a picape Strada em vendas no mês e no acumulado do trimestre

A Fiat segue firme na liderança do mercado brasileiro, mas perdeu o posto conquistado no ano passado da marca que tem o modelo de veículo leve mais vendido no País.

O VW Polo superou a Fiat Strada em março e assumiu o primeiro lugar no mês e também no primeiro trimestre. A margem do acumulado do ano é bastante estreita, com 27.263 e 26.580 emplacamentos, ou seja, uma diferença de apenas 383 unidades, conforme balanço preliminar divulgado por fonte ligada aos concessionários.

Em março, foram vendidos 11.943 unidades do Polo e 9.990 da Strada. No acumulado do trimestre o terceiro colocado é o Fiat Argo, com 18 mil emplacamentos, seguido do Hyundai HB20, com 18 mil, e Chevrolet Onix, com 17,8 mil (veja tabela abaixo).

Como ficam as marcas

A maior demanda pelo Polo contribuiu para que a Volkswagen reduzisse a diferença de participação com relação à Fiat. A marca alemã fechou março com 30,9 mil licenciamentos e fatia de 17,5%, apenas 3,1 pontos porcentuais atrás da italiana, que deteve 20,6% das vendas de leves, com 36,3 mil emplacamentos.no

Em fevereiro, a diferença da VW para a Fiat era de 6,6 pontos porcentuais: 22% e 15,4% de participação, respectivamente. No final da tarde desta segunda-feira, 1, a Volkswagen divulgou comunicado sobre a liderança do Polo, destacando também ser a marca que mais cresce em volume de vendas em 2024.

No trimestre, a empresa vendeu 76.834 unidades, alta de 29% sobre os primeiros três meses de 2023 (59.724), ante os 11% de expansão do mercado de leves como um todo. No ano, sua participação está em 15,9%.

A General Motors mantém o terceiro lugar no ranking das marcas mais vendidas, mas bem atrás das suas duas principais concorrentes. A marca estadunidense vendeu apenas 21,5 mil veículos em março, com fatia de 12,1%.

Na sequência vêm a Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Nissan, Honda e BYD (veja tabela mais abaixo).

Curioso, nesse contexto, a manutenção da marca chinesa entre as dez mais vendidas no mercado brasileiro, a frente da Citroën e Peugeot, entre outras que atuam há mais tempo no País e têm produção local. A BYD que só vai iniciar produção em Camaçari, BA, no final deste ano ou início do próximo, ou seja, está em processo de crescimento local apenas com modelos importados.

Top 10 dos modelos mais vendidos no 1º trimestre de 2024
Modelo Volume Part.
POLO 27.263 5,6%
STRADA 26.580 5,5%
ARGO 18.053 3,7%
HB20 18.053 3,7%
ONIX 17.766 3,7%
MOBI 14.665 3,0%
CRETA 13.600 2,8%
KICKS 13.015 2,7%
KWID 12.963 2,7%
T-CROSS 12.860 2,6%

 

Emplacamentos Março 2024
Marca Volume Part.
FIAT 36.336 20,6%
VOLKSWAGEN 30.944 17,5%
CHEVROLET 21.464 12,1%
TOYOTA 14.857 8,4%
HYUNDAI 11.001 6,2%
RENAULT 9.374 5,3%
JEEP 9.013 5,1%
NISSAN 7.636 4,3%
HONDA 6.416 3,6%
BYD 6.213 3,5%
Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás