Após surpreender favoravelmente em fevereiro, o mercado de veículos leves retraiu perto de 6% em março deste ano com relação a idêntico mês de 2023, com 176,7 mil e 187,2 mil emplacamentos, respectivamente, conforme dados preliminares divulgados por fonte do varejo nesta segunda-feira, 1.
Com relação ao mês anterior, que contou com menos dias úteis por ser mais curto e contemplar o feriado de carnaval, houve expansão de 13%.
Com 156 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves, fevereiro foi marcado por uma série de promoções, com descontos sobre os preços de tabela e prática de juro zero, que movimentaram as concessionárias além do previsto. Os números do mês surpreenderam até os especialistas do varejo automotivo.
LEIA MAIS
→Seminovos respondem por 44,5% das compras via consórcio
→Retomada da produção de veículos é comemorada pela Anfavea
O bom ritmo do mês de carnaval, no entanto, não foi mantido em março, que apesar do número recorde do ano registrou a já citada queda no comparativo interanual, o que pode, sim, ser um indicativo de maiores dificuldades nas redes autorizadas a partir de agora.
Importante destacar, contudo, que no acumulado do ano os números seguem positivos. Houve perto de 485,3 mil emplacamentos no primeiro trimestre, 11% a mais do que no mesmo período do ano passado, conforme o balanço preliminar de março.
A Fenabrave vai divulgar números oficiais na quarta-feira, 3, e a Anfavea fará coletiva de divulgação de dados de mercado, produção e exportação na próxima segunda-feira, 8.
Foto: Divulgação/Toyota
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024