Dentre os dez caminhões mais vendidos no período, sete são representantes da categoria de pesados
Ainda é cedo para cravar. Ainda faltam mais nove meses pela frente até o fim do ano. Mas pelos números de emplacamentos consolidados pela Fenabrave ao fim do primeiro trimestre, o Volvo FH 540 deverá encerrar 2024 mais uma vez como o campeão de vendas.
Isso porque nos três primeiros meses do ano, em um mercado total de 25,8 mil caminhões vendidos, o cavalo-mecânico da fabricante de Curitiba (PR) acumulou mais de 1,8 mil unidades licenciadas, 7,2% do mercado total ou 13,6% da categoria de pesados.
O desempenho do modelo curitibano colocou no período uma diferença de 543 unidades a mais em relação ao Scania R460, o vice-líder no ranking do trimestre. O modelo da rival sueca somou 1,3 mil emplacamentos de janeiro a março, 9,6% das vendas de pesados ou 5,1% de todo mercado.
O terceiro lugar dentre os dez mais vendidos no acumulado segue com o Volkswagen Delivery 11.180, líder no segmento médios com 44,8% das vendas ao acumular no trimestre 1,2 mil unidades emplacadas. No total dos licenciamentos de caminhões terminou o período com 4,8%.
A DAF definitivamente consolidou a marca no mercado brasileiro. O modelo XF 530 chegou ao fim dos três primeiros meses como o quarto caminhão mais vendido, com 1,1 mil unidades entregues. Em sua categoria é o terceiro do ranking, com 8% das vendas de 13,7 mil pesados negociados.
Cabe dizer que na lista dos dez mais vendidos até março, os pesados ocuparam sete posições, as exceções são Delivery 11.180, já mencionado, o semipesados Volvo VM 290, líder em sua categoria, com 11,2% de 6,8 mil caminhões vendidos, e o Mercedes-Benz Accelo 1017, o vice-líder dentre os médios, e o nono mais vendido.
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 4.915 | 12,28 (Pesados) | 6,31 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 3.651 | 41,78 (Médios) | 4,69 |
3º | Scania R450 | 3.081 | 7,69 (Pesados) | 3,95 |
4º | DAF XF 530 | 2.979 | 7,44 (Pesados) | 3,82 |
5º | Volvo FH460 | 2.926 | 7,31 (Pesados) | 3,75 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.691 | 30,79 (Médios) | 3,45 |
7º | Volvo VM 290 | 2.606 | 11,66 (Semipesados) | 3,34 |
8º | Scania R460 | 2.124 | 5,30 (Pesados) | 2,72 |
9º | Scania R540 | 2.086 | 5,21 (Pesados) | 2,68 |
10º | DAF XF 480 | 2.076 | 5,18 (Pesados) | 2,66 |
Foto: Volvo/Divulgação
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…