O ritmo do chão das fábricas de chassi de ônibus se apresenta acelerado nos últimos meses. No primeiro trimestre, o volume chegou a 6,9 mil unidades, forte crescimento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando somava pouco mais de 4 mil. Somente em março, foram 2,6 mil unidades, altas de 15,8% sobre fevereiro (2,2 mil) e de 34,1% em relação há um ano, de 1,9 mil.
LEIA MAIS
→Segmento de ônibus aguarda por um ano melhor
De acordo com avaliação da Anfavea, o desempenho traduz um momento de formação de estoque em vista às entregas ocorrerão ao longo do ano. “Esse é um ano de eleições municipais, tradicionalmente bom para o segmento de ônibus e há os volumes já licitados para o Caminho da Escola. Com isso, a produção deverá se concentrar no primeiro semestre”, observou Eduardo Freitas, vice-presidente da associação, durante apresentação do balanço do setor.
Por segmento de aplicação, a produção de chassis para ônibus aumentou 52,1% no trimestre, de 3,5 mil, apurados nos três primeiros meses do ano passado, para 5,4 mil unidades. Já os rodoviários, na base de comparação, mais de que dobraram de 477 chassis para mais 1 mil.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
- Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025 - 4 de novembro de 2024
- Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada - 4 de novembro de 2024
- FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D - 4 de novembro de 2024