Resultado reflete esforço da indústria em se preparar para as demandas de compras governamentais
O ritmo do chão das fábricas de chassi de ônibus se apresenta acelerado nos últimos meses. No primeiro trimestre, o volume chegou a 6,9 mil unidades, forte crescimento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando somava pouco mais de 4 mil. Somente em março, foram 2,6 mil unidades, altas de 15,8% sobre fevereiro (2,2 mil) e de 34,1% em relação há um ano, de 1,9 mil.
LEIA MAIS
→Segmento de ônibus aguarda por um ano melhor
De acordo com avaliação da Anfavea, o desempenho traduz um momento de formação de estoque em vista às entregas ocorrerão ao longo do ano. “Esse é um ano de eleições municipais, tradicionalmente bom para o segmento de ônibus e há os volumes já licitados para o Caminho da Escola. Com isso, a produção deverá se concentrar no primeiro semestre”, observou Eduardo Freitas, vice-presidente da associação, durante apresentação do balanço do setor.
Por segmento de aplicação, a produção de chassis para ônibus aumentou 52,1% no trimestre, de 3,5 mil, apurados nos três primeiros meses do ano passado, para 5,4 mil unidades. Já os rodoviários, na base de comparação, mais de que dobraram de 477 chassis para mais 1 mil.
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Empresa quer quase dobrar fatia das exportações na receita
Faturamento chegou a € 77,6 milhões no período
Compras no exterior cresceram 18,2% e exportações apenas 8,1%. Déficit comercial chegou a US$ 3,7…
Faturamento proveniente das exportações avança 86%
Órgão quer aprimorar atuação do setor com mais orientações para consumidores e lojistas
Na empresa desde 2008, ele se reportará ao novo CEO global, Håkan Samuelsson