O Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, incorpora novo braço de negócios com a representação da fabricante chinesa de ônibus Ankai no Brasil, marca global do grupo JAC Motors. A oferta desembarca por aqui com ônibus integrais urbanos 100% elétricos com carrocerias de 12, 10, 8 e 6 metros de comprimento.

A nova aposta da empresa se sustenta em marca que nasceu para fabricar ônibus, em 1966, e portfólio em mobilidade elétrica não disponível nas gamas das tradicionais fabricantes de ônibus no País, em especial com os modelos menores para atuar nas linhas alimentadoras dos sistemas de transporte.

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“As ofertas também têm de preço competitivo”, garante Vagner Rigon, diretor de operação. “O modelo de Padron, de 12 metros, por exemplo, chega por volta de R$ 2,4 milhões”. Cabe dizer que um ônibus elétrico urbano nos mesmos moldes alcança R$ 3 milhões.

Segundo conta o diretor, os ônibus desembarcarão prontos da China e já homologados de acordo com as especificações de cada localidade brasileira. “As homologações para as grandes cidades do Brasil, como São Paulo, a que tem a legislação mais rigorosa, estão em andamento.”

O Grupo SHC, incialmente, trouxe nove unidades para encaminhar etapas de demonstrações junto aos operadores de transportes. De acordo com Rigon, há diversas negociações encaminhadas. “Estimamos ainda esse ano entregar em torno de 150 ônibus, 35% deles do modelo de 12 metros.”

Junto aos ônibus, o novo negócio também coopera com a infraestrutura de carregamento e assume representação de serviço de pós-venda e assistência técnica da CATL, a fornecedora de baterias.

Basicamente, os ônibus Ankai são dotados de motor elétrico central alimentado por baterias instaladas no teto. No modelo de 12 metros, desenvolve 300 cv e, se o carregamento for em estação de 300 kW, leva por volta de 2 horas para retomar 100% da capacidade de energia. A autonomia é de até 250 km.


Foto: Divulgação

Décio Costa
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