Novo Conselho Diretor foi ampliado de 20 para 30 integrantes
Ricardo Bastos foi reeleito presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O dirigente terá pela frente mandato de mais dois anos. Assembleia também aprovou novo Conselho Diretor, que cresceu de 20 para 30 integrantes, além de incorporar cinco novas diretorias (técnica, relações institucionais, comunicação, assuntos internacionais e administrativo-financeiro).
“Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil e aprofundar o relacionamento da instituição com o governo e outras entidades do setor”, afirmou em nota Ricardo Bastos. “Também pretendemos profissionalizar cada vez mais a ABVE e ampliar sua estrutura de funcionamento.”
Bastos está à frente da associação desde março 2023, ocasião em que foi eleito para substituir Adalberto Maluf, que renunciou para assumir a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
A ABVE, hoje, tem 124 associados e, recentemente, incorporou representantes de novas empresas, como iFood, Raízen, 99 App, Vehya, Vibra e Companhia Brasileira do Lítio. Passou a incluir também dirigentes de empresas como Amazon, General Motors, Ford e EDP, que não participavam da diretoria anterior.
Ricardo Bastos é economista. Acumula 25 anos de experiência no setor automotivo, com passagens pela Ford e Toyota. Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no País de veículos híbridos flex. Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos. Atualmente, é diretor de Assuntos Institucionais da GWM.
Foto: GWM/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.