A Amaggi, um dos maiores grupos do agronegócio brasileiro, começará a operar uma de suas propriedades, a Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), com 100% de biodiesel na movimentação das máquinas. O projeto, em parceria com a John Deere, estabelece um modelo inédito no País, além de um avanço em um programa de descarbonização na cadeia produtiva da empresa iniciado em 2018, quando começou a produzir biocombustível.

“O projeto biodiesel B100 encaminha tanto a descarbonização quanto a busca por autossuficiência energética. Também determina a viabilidade do uso do biocombustível”, resumiu Ricardo Tomczyk, diretor de Relações Institucionais do grupo, durante Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), na quinta-feira, 18, em São Paulo.

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De acordo com representante da Amaggi, a fazenda começa as operações sem uso de combustível fóssil a partir de maio, após anuência da Agência da Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP). “Com isso vamos aumentar os testes para outras máquinas e estabelecer um ciclo completo, do cultivo passando pela produção do biodiesel ao consumo.”

Em sua apresentação, Tomczyk mostrou resultados promissores com o uso B100. Em mais de 22 mil horas de testes com o biocombustível, as máquinas não apresentaram qualquer alteração substancial caso o abastecimento fosse feito com o diesel convencional. “O projeto caminha com bases comparativas. As máquinas são de fábrica, sem qualquer adaptação, e não apresentaram quaisquer avarias, bem como alterações em desempenho e consumo.”

Em paralelo, o projeto também se estende para as operações logísticas. Em parceria com a Scania, a empresa vai absorver 100 caminhões para rodar com o B100. Os veículos atuarão em rotas cativas que proporcionarão informações provenientes da malha logística da companhia que soma mais de 57 mil km.

“O desafio agora também seguirá para embarcações, em nossa logística fluvial. A autorização já temos para fazer a primeira viagem, entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM)”, adiantou o diretor da Amaggi. No caso, a embarcação percorrerá os Rio Madeira e Amazonas e deverá consumir 150 mil litros de biodiesel.


Foto: Amaggi/Divulgação

Décio Costa
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