Mercado

No ranking da Fenabrave, saem Kia e Porsche e entram BYD e GWM

Vaivém das 21 marcas listadas pela entidade reflete, em grande parte, o crescimento das vendas de eletrificados no País

OTop 10 do ranking das marcas mais vendidas no País é sempre destaque na mídia e nas análises das consultorias especializadas por ocasião da divulgação do balanço de vendas do mês.

Nessa lista mais restrita, a principal mudança no primeiro trimestre deste ano, conforme já amplamente divulgado, é a entrada da chinesa BYD na 10ª colocação. Mas há movimentos relevantes na segunda parte do bloco, onde estão as marcas de luxo, aquelas de menor volume pelo tipo de produto que oferecem.

LEIA MAIS

Com Polo na liderança, VW se aproxima da Fiat em março

Produção de veículos leves não decola no ano

A Fenabrave, responsável pela consolidação dos dados do mercado interno, mantém 21 marcas em seu ranking das mais  vendidas no Brasil, incluindo as com produção local e as restritas a importações.

No comparativo do primeiro trimestre deste ano com idêntico período de 2023, sairam Kia e Porsche da listas das 21 para entrar BYD e GWM, ambas chinesas e operando exclusivamente, ao menos por enquanto, com eletrificados importados.

Voltando ao Top 10, o lugar hoje da BYD era ocupado no início de 2023 pela Citroën, atualmente na 14ª posição. As demais são as mesmas marcas como algumas mudanças de ordem, como é o caso da Volkswagen que tirou da GM a vice–liderança.

A Toyota se mantém em 4º no comparativo dos trimestres e a Hyundai em 5º. A Renault subiu da 7ª para a 6º posição e a Jeep fez movimento contrário. Nissan e Honda, nessa mesma ordem em 2023 e 2024, e a BYD, que entrou na seleta lista das dez marcas mais vendidas, fecham o Top 10.

Entre o 11º e o 15º lugar as mudanças foram mais significativas. Há um ano estavam nesse bloco a Peugeot, Ford, Caoa Chery, Mitsubishi e BMW.  Este ano, entrou a Ram, agora 13ª colocada e com produção local em Goiana, PE, e saíram Mitsubishi e a BMW saíram (veja tabelas abaixo).

A disputa é ainda mais acirrada entre a 16ª e a 21ª posições. A GWM – que sequer tinha vendas no Brasil no primeiro trimestre de 2023 (suas operações começaram em abril) – aparece em 2024 na 16ª colocação, ocupando o lugar da Ram, que subiu três degraus.

Em 2024, complementam essa lista da 16ª e a 21ª colocação a Mitsubishi, BMW, Volvo, Merdedes-Benz e Audi. No mesmo período do ano passado, as marcas situadas entre o 17º e 21º lugar eram Volvo, Mercedes, Audi, Kia e Porsche.

Vale notar (veja tabelas) que apesar de ter caído de posição, a BMW ampliou vendas em 11% no comparativo trimestral, de 2,9 mil para 3,2 mil. A Audi manteve estabilidade em torno de 1,4 mil veículos e Mercedes-Benz e Volvo reduziram volumes e perderam participaram no mercado de carros de luxo.


Balanço do primeiro trimestre de 2024 entre as 10ª e 21ª posições

Posição                marca                     volume                 participação 

10º                              BYD                             14.935                        3,09%
11º                        CAOA CHERY                  11.628                        2,41%
12º                            FORD                              8.217                        1,70%
13º                            RAM                                 7.426                       1,54%
14º                        CITROEN                          6.808                        1,41%
15º                        PEUGEOT                         5.791                          1,20%
16º                             GWM                             5.736                         1,19%
17º                        MITSUBISHI                    4.735                         0,98%
18º                          BMW                                 3.197                         0,66%
19º                          VOLVO                             1.606                        0,33%
20º                      M.BENZ                             1.585                         0,33%
21º                         AUDI                                   1.390                        0,29%

Balanço do primeiro trimestre de 2023 entre as 10ª e 21ª posições

Posição                marca                     volume                 participação 

10º                           CITROËN                  6.608                              1,51%
11º                           PEUGEOT                  5.757                               1,32%
12º                            FORD                         5.616                              1,29%
13º                        CAOA CHERY              4.303                             0,99%
14º                          MITSUBISHI             3.652                               0,84%
15º                              BMW                        2.883                               0,66%
16º                              RAM                        2.433                                0,56%
17º                               VOLVO                   2.111                                  0,48%
18º                             M.BENZ                   1.741                                0,40%
19º                             AUDI                         1.364                               0,31%
20º                               KIA                         1.280                               0,29%
21º                          PORSCHE                   1.222                              0,28%


Foto: Divulgação/GWM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás