Empresa

Grupo Renault vendeu 549,1 mil veículos no primeiro trimestre, 2,6% a mais

Receita avançou no período 1,8%, para € 11,7 bilhões

Os principais dez lançamentos de veículos do Grupo Renault em 2024 ainda estão por acontecer. Ainda assim, o conglomerado está animado com os resultados colhidos no primeiro trimestre e que, dentre outros índices positivos, apontam vendas e receitas globais ascendentes.

De janeiro a março, as marcas Renault, Dacia e Alpine, somadas, entregaram 549,1 mil veículos aos clientes finais em todos os continentes, 2,6% a mais do que em igual período do ano.

Contribuiu muito para isso o desempenho na Europa, onde as negociações avançaram 4,3% na mesma comparação e a carteira de encomendas tem girado em torno de 2,5 meses. Foram entregues no período 391,5 mil veículos na região, o que assegura à empresa na terceira posição no ranking de vendas.

Só a marca Renault respondeu por 365,3 mil veículos negociados em todos os continentes, aumento de 3,1% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

A receita do grupo de € 11,7 bilhões superou em 1,8% a arrecadação do primeiro trimestre do ano passado, com os negócios exclusivamente automotivos respondendo por € 10,4 bilhões, variação negativa de 0,7%.

Com base no desempenho dos três primeiros meses do ano, o grupo reafirmou suas perspectivas financeiras de alcançar margem operacional de pelo menos 7,5%.

“A receita do primeiro trimestre continua a ilustrar a aplicação rigorosa da nossa política comercial focada em valor. A forte carteira de pedidos no final de março e nossos próximos lançamentos proporcionarão uma aceleração sequencial da atividade, juntamente com um aumento na redução de custos, impulsionarão o nosso desempenho financeiro”, analisa Thierry Piéton, Diretor Financeiro do Grupo Renault.

As vendas de automóveis de passageiros eletrificados continuaram a aumentar, atingindo um mix de vendas de 48%, um aumento de 8 pontos em relação ao primeiro trimestre de 2023. Os automóveis elétricos de passageiros representaram 10,5% do mix de vendas, índice que, segundo o Grupo Renault, continuar avançar com a chegada ao mercado, ainda este ano, do Scenic E-Tech, Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech.

LEIA MAIS

→ Presidente da Renault defende o carro de entrada e comemora Mover

A Renault tem ainda na rampa de lançamentos para 2024, na Europa, os híbridos Renault Rafale E-Tech e Symbioz e novo utilitário Renault Master com versões a combustão interna e elétrica. Para outros mercados, o Kardian, recém-lançado no Brasil, e um SUV do segmento D a ser apresentado pela Renault Korea Motors.

As encomendas do Dacia Spring EV atualizado, que custa menos de € 20 mil (US$ 21,3 mil), começarão no segundo semestre deste ano. “O mercado de elpetricos está um pouco mais lento do que o previsto há dois anos, mas ainda está crescendo”, ponderou Pieton.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás