Receita avançou no período 1,8%, para € 11,7 bilhões
Os principais dez lançamentos de veículos do Grupo Renault em 2024 ainda estão por acontecer. Ainda assim, o conglomerado está animado com os resultados colhidos no primeiro trimestre e que, dentre outros índices positivos, apontam vendas e receitas globais ascendentes.
De janeiro a março, as marcas Renault, Dacia e Alpine, somadas, entregaram 549,1 mil veículos aos clientes finais em todos os continentes, 2,6% a mais do que em igual período do ano.
Contribuiu muito para isso o desempenho na Europa, onde as negociações avançaram 4,3% na mesma comparação e a carteira de encomendas tem girado em torno de 2,5 meses. Foram entregues no período 391,5 mil veículos na região, o que assegura à empresa na terceira posição no ranking de vendas.
Só a marca Renault respondeu por 365,3 mil veículos negociados em todos os continentes, aumento de 3,1% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
A receita do grupo de € 11,7 bilhões superou em 1,8% a arrecadação do primeiro trimestre do ano passado, com os negócios exclusivamente automotivos respondendo por € 10,4 bilhões, variação negativa de 0,7%.
Com base no desempenho dos três primeiros meses do ano, o grupo reafirmou suas perspectivas financeiras de alcançar margem operacional de pelo menos 7,5%.
“A receita do primeiro trimestre continua a ilustrar a aplicação rigorosa da nossa política comercial focada em valor. A forte carteira de pedidos no final de março e nossos próximos lançamentos proporcionarão uma aceleração sequencial da atividade, juntamente com um aumento na redução de custos, impulsionarão o nosso desempenho financeiro”, analisa Thierry Piéton, Diretor Financeiro do Grupo Renault.
As vendas de automóveis de passageiros eletrificados continuaram a aumentar, atingindo um mix de vendas de 48%, um aumento de 8 pontos em relação ao primeiro trimestre de 2023. Os automóveis elétricos de passageiros representaram 10,5% do mix de vendas, índice que, segundo o Grupo Renault, continuar avançar com a chegada ao mercado, ainda este ano, do Scenic E-Tech, Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech.
LEIA MAIS
→ Presidente da Renault defende o carro de entrada e comemora Mover
A Renault tem ainda na rampa de lançamentos para 2024, na Europa, os híbridos Renault Rafale E-Tech e Symbioz e novo utilitário Renault Master com versões a combustão interna e elétrica. Para outros mercados, o Kardian, recém-lançado no Brasil, e um SUV do segmento D a ser apresentado pela Renault Korea Motors.
As encomendas do Dacia Spring EV atualizado, que custa menos de € 20 mil (US$ 21,3 mil), começarão no segundo semestre deste ano. “O mercado de elpetricos está um pouco mais lento do que o previsto há dois anos, mas ainda está crescendo”, ponderou Pieton.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…