Mercado

Mercado deve chegar a 2,5 milhões de veículos, prevê Toyota

"Não é céu de brigadeiro", admite diretor comercial. Mas crescimento tende a ser maior que o esperado.

Com crescimento puxado principalmente pela venda das marcas chinesas BYD e GWM, o balanço positivo do mercado automotivo brasileiro no primeiro trimestre levou a Toyota a revisar as projeções para 2024.

Ante previsão feita no início do ano de um mercado total de 2,4 milhões de veículos leves e pesados, o que representaria alta na casa de 4%, a tendência agora é chegar a 2,5 milhões, crescimento próximo de 9%.

LEIA MAIS

Toyota quer democratizar tecnologia híbrida e “proteger território”

Novo Corolla Cross ganha freio de estacionamento eletrônico

Ao revelar tais números, o diretor comercial da Toyota Brasil, José Ricardo Gomes, lembrou que o movimento nas lojas deve melhorar no segundo semestre por conta de uma esperada redução nas taxas de juros:

“Atualmente, apesar da expansão de 9% no primeiro trimestre, o varejo segue difícil, com excesso de ofertas  Não podemos falar em céu de brigadeiro, mas caminhamos para um mercado melhor que o esperado”, comentou o executivo, lembrando que a inadimplência ainda alta limita a aprovação de crédito pelos bancos.

Com relação às vendas da Toyota, a estimativa é de alta de 3%, de 194 mil para 200 mil unidades. A montadora está operando em três turnos na fábrica de Sorocaba, SP, vendendo praticamente tudo que produz.

“Em tíquete médio, somos a segunda marca que mais vende no Brasil”, comentou Gomes, admitindo que a primeira é a Fiat, que lidera também em volume absoluto.

A montadora japonesa acaba de lançar no Brasil a linha 2025 do Corolla Cross, que chega com mudanças em seu design, incluindo nova grade frontal, e inovações técnicas, incluindo novos itens de conveniência e segurança.

O SUV teve vendas reduzidas em 11% no primeiro trimestre deste ano, de 10,4 mil unidades no ano passado para 9,3 mil no atual, o que é atribuído à própria expectativa do consumidor com relação à chegada da nova linha.

A expectativa, segundo o diretor comercial, é recuperar vendas do Corolla Cross a partir de agora, com foco inclusive nas versões híbridas-flex a etanol, que tiveram preços mantidos a fim de atrair novos consumidores para o segmento.


Foto: Divulgação/Toyota

 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás