Mercado

Mercado deve chegar a 2,5 milhões de veículos, prevê Toyota

"Não é céu de brigadeiro", admite diretor comercial. Mas crescimento tende a ser maior que o esperado.

Com crescimento puxado principalmente pela venda das marcas chinesas BYD e GWM, o balanço positivo do mercado automotivo brasileiro no primeiro trimestre levou a Toyota a revisar as projeções para 2024.

Ante previsão feita no início do ano de um mercado total de 2,4 milhões de veículos leves e pesados, o que representaria alta na casa de 4%, a tendência agora é chegar a 2,5 milhões, crescimento próximo de 9%.

LEIA MAIS

Toyota quer democratizar tecnologia híbrida e “proteger território”

Novo Corolla Cross ganha freio de estacionamento eletrônico

Ao revelar tais números, o diretor comercial da Toyota Brasil, José Ricardo Gomes, lembrou que o movimento nas lojas deve melhorar no segundo semestre por conta de uma esperada redução nas taxas de juros:

“Atualmente, apesar da expansão de 9% no primeiro trimestre, o varejo segue difícil, com excesso de ofertas  Não podemos falar em céu de brigadeiro, mas caminhamos para um mercado melhor que o esperado”, comentou o executivo, lembrando que a inadimplência ainda alta limita a aprovação de crédito pelos bancos.

Com relação às vendas da Toyota, a estimativa é de alta de 3%, de 194 mil para 200 mil unidades. A montadora está operando em três turnos na fábrica de Sorocaba, SP, vendendo praticamente tudo que produz.

“Em tíquete médio, somos a segunda marca que mais vende no Brasil”, comentou Gomes, admitindo que a primeira é a Fiat, que lidera também em volume absoluto.

A montadora japonesa acaba de lançar no Brasil a linha 2025 do Corolla Cross, que chega com mudanças em seu design, incluindo nova grade frontal, e inovações técnicas, incluindo novos itens de conveniência e segurança.

O SUV teve vendas reduzidas em 11% no primeiro trimestre deste ano, de 10,4 mil unidades no ano passado para 9,3 mil no atual, o que é atribuído à própria expectativa do consumidor com relação à chegada da nova linha.

A expectativa, segundo o diretor comercial, é recuperar vendas do Corolla Cross a partir de agora, com foco inclusive nas versões híbridas-flex a etanol, que tiveram preços mantidos a fim de atrair novos consumidores para o segmento.


Foto: Divulgação/Toyota

 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

China pode barrar novas fábricas fora do país

Governo chinês aconselha fabricantes nacionais a reduzir investimentos no exterior para proteger tecnologia de elétricos…

% dias atrás

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás