Mercado

Mercado deve chegar a 2,5 milhões de veículos, prevê Toyota

"Não é céu de brigadeiro", admite diretor comercial. Mas crescimento tende a ser maior que o esperado.

Com crescimento puxado principalmente pela venda das marcas chinesas BYD e GWM, o balanço positivo do mercado automotivo brasileiro no primeiro trimestre levou a Toyota a revisar as projeções para 2024.

Ante previsão feita no início do ano de um mercado total de 2,4 milhões de veículos leves e pesados, o que representaria alta na casa de 4%, a tendência agora é chegar a 2,5 milhões, crescimento próximo de 9%.

LEIA MAIS

Toyota quer democratizar tecnologia híbrida e “proteger território”

Novo Corolla Cross ganha freio de estacionamento eletrônico

Ao revelar tais números, o diretor comercial da Toyota Brasil, José Ricardo Gomes, lembrou que o movimento nas lojas deve melhorar no segundo semestre por conta de uma esperada redução nas taxas de juros:

“Atualmente, apesar da expansão de 9% no primeiro trimestre, o varejo segue difícil, com excesso de ofertas  Não podemos falar em céu de brigadeiro, mas caminhamos para um mercado melhor que o esperado”, comentou o executivo, lembrando que a inadimplência ainda alta limita a aprovação de crédito pelos bancos.

Com relação às vendas da Toyota, a estimativa é de alta de 3%, de 194 mil para 200 mil unidades. A montadora está operando em três turnos na fábrica de Sorocaba, SP, vendendo praticamente tudo que produz.

“Em tíquete médio, somos a segunda marca que mais vende no Brasil”, comentou Gomes, admitindo que a primeira é a Fiat, que lidera também em volume absoluto.

A montadora japonesa acaba de lançar no Brasil a linha 2025 do Corolla Cross, que chega com mudanças em seu design, incluindo nova grade frontal, e inovações técnicas, incluindo novos itens de conveniência e segurança.

O SUV teve vendas reduzidas em 11% no primeiro trimestre deste ano, de 10,4 mil unidades no ano passado para 9,3 mil no atual, o que é atribuído à própria expectativa do consumidor com relação à chegada da nova linha.

A expectativa, segundo o diretor comercial, é recuperar vendas do Corolla Cross a partir de agora, com foco inclusive nas versões híbridas-flex a etanol, que tiveram preços mantidos a fim de atrair novos consumidores para o segmento.


Foto: Divulgação/Toyota

 

 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás