Tecnologia

Mercedes-Benz supera marco de 1 MW de recarga com eActros 600

Primeiro veículo de série tem previsão para sair da fábrica até o encerramento deste ano

Carregadores de capacidades limitadas e consequente maior tempo necessário para a recarga são, seguramente, entraves para a eletrificação dos transportes. O que dirá no caso do segmento de cargas rodoviárias, que demanda grandes distâncias percorridas por caminhões.

Neste caso,  não resta outra alternativa aos fabricantes, caso queiram viabilizar  a tencologia, a não ser dispor de soluções e equipamentos que evitem  ao máximo o tempo do veículos parado.

A Mercedes-Benz Trucks sabe o que significa esse desafio e a importância de  encontrar uma rápida e eficiente resposta para os transportadores. Tanto que tem investidos recursos e esforços para isso.  A prova mais recente nesse sentido  foi um teste de carregamento do eActros 600. Pela primeira vez, um protótipo do modelo  foi abastecido em estação de recarga com potência de 1 megawatt.

O carregamento ocorreu no Centro de Desenvolvimento e Testes da montadora em Wörth am Rhein, na Alemanha, e foi possível ao  envolvimento da própria Mercedes-Benz  no desenvolvimento do novo padrão de recarga MCS, Megawatt Charging System, que poderá ser utilizado futuramente para qualquer veículo apto de qualquer marca.

 

“Nossos desenvolvedores colocaram o novo padrão MCS no eActros no menor tempo possível e com capacidade de carga elétrica total, o que se traduz em um feito notável de engenharia nunca antes visto”, comemora Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks. “Os clientes que necessitam de muita autonomia e da disponibilidade dos veículos poderão usufruir da recarga MCS de 1.000 quilowatts no futuro”.

Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade diz que a motnadoraagora  vai acelerar os  trabalhospaara levar a  rtecnologia MCS para a linha de montagem do eActros 600. O primeiro teste bem-sucedido, acrescenta, representa um enorme avanço:

“Uma capacidade de recarga acima de 700 quilowatts já é chamada de recarga MCS. No entanto, compreendemos a importância para nossos clientes de recarga em 1.000 quilowatts, com menos tempo  para se obter maior autonomia”

LEIA MAIS

→ Braspress investe R$ 116 milhões em frota de caminhões Mercedes-Benz

→ Mercedes-Benz entra no mercado de locação no Brasil

Antes de ofertar a tecnologia comercialmente, a Mercedes-Benz pretende lançar mão de mais uma série de testes adicionais da interface de comunicação entre o veículo e os postos de carregamento com o padrão MCS,  assim como seguir com o desenvolvimento contínuo de componentes do protótipo.

De qualquer forma, o primeiro eActros 600 de série tem previsão para sair da fábrica até o encerramento deste ano. E, além da recarga CCS com até 400 quilowatts, é certo que contará com a opção de recarga MCS com 1.000 quilowatts. Tanto que a própria montadora já orienta os clientes a solicitarem pré-instalação para essa finalidade.

O eActros 600 tem bateria de mais de 600 quilowatts-hora e eixo trativo elétrico desenvolvido internamente. O conjunto garante, de acordo com a Mercedes-Benz, autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária, distância média de cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da montadora  na Europa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás