Primeiro veículo de série tem previsão para sair da fábrica até o encerramento deste ano
Carregadores de capacidades limitadas e consequente maior tempo necessário para a recarga são, seguramente, entraves para a eletrificação dos transportes. O que dirá no caso do segmento de cargas rodoviárias, que demanda grandes distâncias percorridas por caminhões.
Neste caso, não resta outra alternativa aos fabricantes, caso queiram viabilizar a tencologia, a não ser dispor de soluções e equipamentos que evitem ao máximo o tempo do veículos parado.
A Mercedes-Benz Trucks sabe o que significa esse desafio e a importância de encontrar uma rápida e eficiente resposta para os transportadores. Tanto que tem investidos recursos e esforços para isso. A prova mais recente nesse sentido foi um teste de carregamento do eActros 600. Pela primeira vez, um protótipo do modelo foi abastecido em estação de recarga com potência de 1 megawatt.
O carregamento ocorreu no Centro de Desenvolvimento e Testes da montadora em Wörth am Rhein, na Alemanha, e foi possível ao envolvimento da própria Mercedes-Benz no desenvolvimento do novo padrão de recarga MCS, Megawatt Charging System, que poderá ser utilizado futuramente para qualquer veículo apto de qualquer marca.
“Nossos desenvolvedores colocaram o novo padrão MCS no eActros no menor tempo possível e com capacidade de carga elétrica total, o que se traduz em um feito notável de engenharia nunca antes visto”, comemora Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks. “Os clientes que necessitam de muita autonomia e da disponibilidade dos veículos poderão usufruir da recarga MCS de 1.000 quilowatts no futuro”.
Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade diz que a motnadoraagora vai acelerar os trabalhospaara levar a rtecnologia MCS para a linha de montagem do eActros 600. O primeiro teste bem-sucedido, acrescenta, representa um enorme avanço:
“Uma capacidade de recarga acima de 700 quilowatts já é chamada de recarga MCS. No entanto, compreendemos a importância para nossos clientes de recarga em 1.000 quilowatts, com menos tempo para se obter maior autonomia”
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Antes de ofertar a tecnologia comercialmente, a Mercedes-Benz pretende lançar mão de mais uma série de testes adicionais da interface de comunicação entre o veículo e os postos de carregamento com o padrão MCS, assim como seguir com o desenvolvimento contínuo de componentes do protótipo.
De qualquer forma, o primeiro eActros 600 de série tem previsão para sair da fábrica até o encerramento deste ano. E, além da recarga CCS com até 400 quilowatts, é certo que contará com a opção de recarga MCS com 1.000 quilowatts. Tanto que a própria montadora já orienta os clientes a solicitarem pré-instalação para essa finalidade.
O eActros 600 tem bateria de mais de 600 quilowatts-hora e eixo trativo elétrico desenvolvido internamente. O conjunto garante, de acordo com a Mercedes-Benz, autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária, distância média de cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da montadora na Europa.
Foto: Divulgação
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