Com a ID.UX, grupo alemão quer reconquistar participação e clientes jovens no maior mercado mundial
Uma das várias grandes atrações do Salão de Pequim que começa nesta quinta-feira, 25, e vai até 4 maio, atende pelo nome de ID.UX. Não se trata de outra entre tantas marcas chinesas, mas da mais nova representante do Grupo Volkswagen dedicada exclusivamente a automóveis elétricos.
A ID.UX estreia na principal mostra do maior mercado mundial de veículos com o ainda carro-conceito ID Code, que, na prática, revela para onde caminharão o estilo e as tecnologias da submarca — e também de outros elétricos do grupo — que nasce com objetivo de conquistar público mais jovem e recuperar a boa presença, inclusive a liderança, que a VW teve na China em passado nem tão distante assim.
Apresentado em evento nesta quarta-feira, 24, na capital chinesa, o ID Code é um SUV que, segundo declaração oficial de Thomas Schaefer, CEO da marca VW, antecipa ” o futuro da Volkswagen na China” e que começa a ser concretizado com o lançamento ainda este ano do Unyx, carro sobre o qual a VW ainda não ofereceu detalhes.
Com auxílio da ID. UX a montadora alemã espera atingir vendas anuais de 4 milhões de veículos na China até 2030, incluindo cinco elétricos, versões elétricas de modelos hoje a combustão interna, doze novos a combustão interna e seis híbridos plug-in.
Para isso, também vem estabelecendo parcerias com grupos locais — como a acordada fechada com a Xpeng, também para modelos totalmente elétricos — e pretende dispor de quatro modelos elétricos de entrada sobre a arquitetura China Main Platform (CMP), desenvolvida pela Volkswagen China Technology Company (VCTC) e as joint ventures SAIC Volkswagen e FAW Volkswagen, a partir de 2026.
Mais do que o design, o ID Code sinaliza recursos que serão comuns a produtos da nova submarca em bem pouco tempo, como um “avatar” alimentado por inteligência artificial e direção autônoma de nível 4.
Na dianteira do carro-cocneito, estrutura de iluminação informa, por exemplo, quando o veículo está em modo autônomo de condução e um tela aplicada no para-choque também pode exibir outras informações a respeito do veículo, trânsito ou qualquer outro tema de interesse. Quando desativada, ela permanece na cor do próprio para-choque.
LEIA MAIS
→ Lucro das 5 principais marcas do Grupo Volkswagen cresce 80% em 2023
→ Renault e Volkswagen negociam parceria em veículos elétricos
Foto: Divulgação
Menor número de dias úteis no mês passado provocou queda de 16% nos emplacamentos
Após discurso do governador da Bahia, montadora diz já ter tomado providências quanto à denúncia…
Montadora espera nomear novo CEO em meados do primeiro semestre de 2025
Mercado de veículos leves fecha 2024 acima das expectativas com mais vendas diretas
No ano já foram vendidos 2,25 milhões de unidades
Segmento deve negociar 15,5 milhões de veículos, 500 mil a mais do que em 2021