Com a ID.UX, grupo alemão quer reconquistar participação e clientes jovens no maior mercado mundial
Uma das várias grandes atrações do Salão de Pequim que começa nesta quinta-feira, 25, e vai até 4 maio, atende pelo nome de ID.UX. Não se trata de outra entre tantas marcas chinesas, mas da mais nova representante do Grupo Volkswagen dedicada exclusivamente a automóveis elétricos.
A ID.UX estreia na principal mostra do maior mercado mundial de veículos com o ainda carro-conceito ID Code, que, na prática, revela para onde caminharão o estilo e as tecnologias da submarca — e também de outros elétricos do grupo — que nasce com objetivo de conquistar público mais jovem e recuperar a boa presença, inclusive a liderança, que a VW teve na China em passado nem tão distante assim.
Apresentado em evento nesta quarta-feira, 24, na capital chinesa, o ID Code é um SUV que, segundo declaração oficial de Thomas Schaefer, CEO da marca VW, antecipa ” o futuro da Volkswagen na China” e que começa a ser concretizado com o lançamento ainda este ano do Unyx, carro sobre o qual a VW ainda não ofereceu detalhes.
Com auxílio da ID. UX a montadora alemã espera atingir vendas anuais de 4 milhões de veículos na China até 2030, incluindo cinco elétricos, versões elétricas de modelos hoje a combustão interna, doze novos a combustão interna e seis híbridos plug-in.
Para isso, também vem estabelecendo parcerias com grupos locais — como a acordada fechada com a Xpeng, também para modelos totalmente elétricos — e pretende dispor de quatro modelos elétricos de entrada sobre a arquitetura China Main Platform (CMP), desenvolvida pela Volkswagen China Technology Company (VCTC) e as joint ventures SAIC Volkswagen e FAW Volkswagen, a partir de 2026.
Mais do que o design, o ID Code sinaliza recursos que serão comuns a produtos da nova submarca em bem pouco tempo, como um “avatar” alimentado por inteligência artificial e direção autônoma de nível 4.
Na dianteira do carro-cocneito, estrutura de iluminação informa, por exemplo, quando o veículo está em modo autônomo de condução e um tela aplicada no para-choque também pode exibir outras informações a respeito do veículo, trânsito ou qualquer outro tema de interesse. Quando desativada, ela permanece na cor do próprio para-choque.
LEIA MAIS
→ Lucro das 5 principais marcas do Grupo Volkswagen cresce 80% em 2023
→ Renault e Volkswagen negociam parceria em veículos elétricos
Foto: Divulgação
Governo chinês aconselha fabricantes nacionais a reduzir investimentos no exterior para proteger tecnologia de elétricos…
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano