Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%
As vendas de pneus acumularam no primeiro trimestre 12,2 milhões de unidades, volume 12,6% inferior ao registrado um ano antes, quando somou 13,9 milhões. Pelo balanço da Anip, associação que representa os fabricantes, do total 2,83 milhões se destinaram às montadoras, em queda de 16,3% na relação ao mesmo período do ano passado (3,38 milhões), enquanto a reposição absorveu 9,40 milhões, 11,4% a menos, na mesma base de comparação (10,6 milhões).
Somente em março, a indústria de pneus nacional contabilizou 4,08 milhões de unidades entregues, quantidade que expressou quedas de 3,8% na comparação com fevereiro (4,18 milhões) e de 20,5% no confronto com o mesmo mês de 2024 (5,06 milhões).
Tanto as montadoras quanto o varejo compraram bem menos frente há um ano. As primeiras responderam por 847,7 mil pneus no mês passado, queda de 34%, e, o segundo, recebeu 3,17 milhões, retração de 15,9%.
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Por segmento, as vendas de pneus de passeio no primeiro trimestre registraram baixa de 13,2%, com 6,36 milhões de unidade entregues ante 7,33 milhões anotadas há um ano. Na mesma base de comparação, as entregas de pneus de carga anotaram estabilidade com 1,65 milhão de unidades, leve alta de 0,8%.
Por fim, o mercado de pneus de motos, do qual a Anip só registra entregas para a reposição, retraiu 5%, para 2,37 milhões de unidades.
Em cenário oposto ao apresentado pelas vendas de pneus nacionais, as importações cresceram nos três primeiros meses do ano 33,4% ao acumular 13,8 milhões de unidades contra 10,3 milhões vendidas há um ano. Por sua vez, as exportações caíram 10,7%, para 2,75 milhões ante 3,07 milhões embarcadas um ano atrás.
Foto:Divulgação
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