Alvo de recentes lançamentos e importantes atualizações de produtos já existentes de várias marcas, o segmento de picapes grandes é historicamente fundamental para os planos e presença da Nissan no Brasil.
Seu único modelo oferecido aqui, a Frontier, fabricada na Argentina, segue ainda com tímida participação, um quadro que a montadora japonesa pretende modificar sensivelmente no transcorrer de 2024, mesmo com maior competição.
No primeiro trimestre de 2024, a Frontier acumulou exatos 2.365 licenciamentos, número que equivale a quase 14% do total de automóveis e comerciais leves negociados pela marca e crescimento da ordem de 40% sobre as vendas de igual período do ano passado, enquanto o segmento avançou 14%, segundo aponta a Fenabrave.
Esse salto a Nissan credita, em boa medida, a recentes e importantes movimentos de marketing, pós-venda e varejo, como o aumento, em outubro do ano passado, da garantia de fábrica para 6 anos.
O prazo, acima da média do mercado de 4 a 5 anos do segmento, de um atestado da confiança do fabricante em produto que, por suas características e aplicações, tem necessariamente na robustez forte pilar e argumentação de vendas.
Mais picapes nas ruas, maior a fatia no mercado total. Apesar de permanecer como a 8ª marca no ranking das mais negociadas, a Nissan encerrou os primeiros três meses de 2024 com 4% de participação — um ano antes detinha 3,4% — ao alcançar 19,6 mil emplacamentos, 31% a mais do que nos primeiros três meses do ano passado.
E a marca espera mais da Frontier daqui para frente. Se hoje responde por 10,4%, Eduardo Bogasian, gerente nacional de vendas diretas, espera que a picape encerre 2024 com pelo menos 12%.
A conta de Bogasian considera apenas picapes de 1 tonelada montadas sobre chassi não modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ram Rampage e Renault Oroch, todas de porte e capacidades de carga inferiores, mas ainda relacionadas pela Fenabrave na mesma categoria que a Frontier.
Esse novo avanço nas vendas de sua picape a Nissan quer começar a consolidar a partir deste mês, com forte ações de varejo e promocionais, como as lançadas nesta segunda-feira, 29, na Agrishow, maior mostra do setor agropecuário, realizada em Ribeirão Preto, São Paulo.
Durante o evento, que vai até 3 de maio, a montadora espera negociar 250 unidades da picape e 500 unidades em todo Estado de São Paulo graças à parceria com a rede local de concessionárias que praticará os preços promocionais que, inicialmente, são específicos para os visitantes da feira — estRatégia que tem sido adotada também em outras feiras.
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Os descontos são, de fato, atraentes. Nas versões topo de linha Pro4X e Platinum chegam a 26% — o valor caiu de R$ 321.950,00 para R$ 239.990,00, valor que poderá ser financiado em até 24 vezes sem juros. A mesma condição de pagamento terão os compradores da Atack, vendida na Agrishow e rede de concessionárias paulistas por R$ 209.990,00.
No caso das versões de entrada S, mais dedicadas ao trabalho, a queda também é para lá de expressiva: de R$ 248.190,00 para R$ 179.990,00.
Preços reduzidos e parcelamento com taxa zero de juros devem aguçar o interesse dos clientes da Frontier, que tem 90% das negociações fechadas por meio da modalidade de vendas diretas.
Foto: Divulgação
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